Programação Neurolinguística – Como usar essa tecnologia ao seu favor

Tempo de leitura: 7 minutos

Programação Neurolinguística

Programação Neurolinguística – Como usar essa tecnologia

A Programação Neurolinguística, basicamente, é: Programação onde você organiza sua estrutura, onde você entende o seu funcionamento, os seus comportamentos, hábitos e todas as coisas que passam na sua vida; Neuro, como os nossos cinco sentidos captam as informações, levam para o cérebro e a interpretação que cada pessoa dá, a partir disso; Linguística, a sua comunicação verbal e não verbal, interna e externa, é O QUE e COMO você comunica, que faz de você a pessoa que você é! Uma atitude, tecnologia e metodologia. 

Para que possamos entender como ela pode ser útil em nossa vida, vamos fazer uma analogia muito simples a fim de entender o funcionamento do nosso cérebro. Pense em um telefone celular saindo da fábrica, com as suas peças internas e aplicativos pré-instalados. Ao adquirir esse aparelho novo, você instalará os aplicativos que deseja, desinstalará outros que achar desnecessário, e assim você adapta o celular as suas necessidades. Então, chega aquela hora que esse aparelho não consegue atualizar, memória cheia, superaquecimento e você percebe que há algo errado, precisa restaurá-lo.

Agora, trazendo para a nossa realidade, temos na nossa mente programas internos que nos permite viver e sobreviver a diversos desafios, conquistar nosso espaço e sermos felizes. São hábitos, certezas, valores, experiências diversas que são instalados para uso rápido ou quando necessário, durante toda a nossa vida. No entanto, por vezes percebemos que não conseguimos mais evoluir, atingir metas, nos sentimos amarrados  e por vezes paralisados nos nossos pensamentos e julgamentos. Nesse caso, talvez, o seu “aplicativo” interno não foi instalado corretamente, ou melhor, você não atualizou o seu padrão de comportamento para o seu momento atual.

É muito importante entendermos sobre o nosso funcionamento, por vezes nos sobrecarregamos com coisas desnecessárias, nossas certezas nos limitam e nossos comportamentos estão em desacordo com o que queremos para nós, então, é chegada a hora do autoconhecimentos, percebendo o que deve ser desenvolvido antes que as perdas sejam mais relevantes que os ganhos. E é aí que entra a PNL!

A PNL não é uma terapia!

A Programação Neurolinguística foca no que você quer, usando a situação problema para entender a forma que você organiza suas estratégias e sacando informações para serem aperfeiçoadas, ajustadas. A PNL entende o problema/situação como uma experiência, então parte para o que se tem como objetivo, direcionando toda a energia para as soluções a fim de chegar na meta. Sendo assim, ela traz a autoconsciência de quem você é e para onde quer ir e, depois, traça todas as estruturas através de suas estratégias para fazer o direcionamento do resultado.

Diversos profissionais, que já passaram pelas nossas formações e cursos, utilizam no seu dia a dia as estratégias de PNL de diversas formas: na educação, na área da engenharia, na área da liderança, saúde, terapia, coach e tantas outras áreas que podem ser aplicadas. Inclusive, muitas pessoas já podem ter usado ferramentas e estratégias da PNL e não tem consciência.

Nós fazemos muitas coisas durante a nossa vida e, muitas vezes, não sabemos que há uma estratégia por trás. No entanto, quando aprendemos como fazer da forma que deve ser feito, os nossos resultados são muito melhores e, com certeza, menos desgaste mental.

Programação Neurolinguística

Como surgiu a Programação Neurolinguística

Existem diversos livros e diversas pessoas que falam sobre a história da PNL, o que se sabe é que foi encabeçada por duas pessoas, desde a década de 70, que organizam e atualizam essas tecnologias até hoje, percebendo o funcionamento das pessoas e sua evolução.

Dr. Richard Bandler é a mente criativa dessa tecnologia da mente, a Mental Formula, na pessoa da Trainer Internacional Anna Luiza o representa no Brasil nas suas Formações Internacionais em PNL. Portanto, além do conteúdo e metodologia ser diretamente da fonte, todos os alunos que passam pelos treinamentos Practitioner e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, recebem o Certificado Internacional vindo diretamente dos Estados Unidos e assinado pelo Dr. Richard Bandler, John La Valle, que é o presidente da The Society of NLP, bem como pela Trainer Anna Luiza, tornando-os membros oficiais dessa que é a instituição mais reconhecida no mundo dentro da Programação Neurolinguística.

O cérebro gosta de economizar Energia

Quanto menos esforço você fizer, melhor para ele será! Nesse caso, a Programação Neurolinguística auxilia não somente a termos conhecimento sobre o que somos e como operamos, ela também nos proporciona estratégias específicas para trabalhar na familiarização da mente a fim de performar melhor.

Você sabia que as pessoas têm dificuldade de saber o que realmente querem para sua vida? Por isso, utilizar a PNL como forma de acessar recursos internos e direcionar para resultados assertivos é ser inteligente emocionalmente e direcionar todas as suas forças para o que realmente faz sentido. Como por exemplo, resgatar seu potencial de experiências que deram certo e replicá-las para seu momento atual. Também, trabalhar sua comunicação interna, para ela parar de limitar suas atitudes e passar a dar força para novos movimentos.

Somos seres únicos

A vida de uma pessoa é muito particular, às suas experiências e vivências, somos muito diferentes uns dos outros. Por exemplo, há vegetarianos, há quem goste de aventuras,há quem se delicie com uma boa rede no quintal. Nossos padrões de comportamento, os hábitos, os movimentos e as preferências mudam de uma pessoa da outra, por isso, dentro da programação de linguística não existem protocolos, passo a passo. 

É necessário entender, o que se passa na cabeça da pessoa suas experiências mais profundas para poder ajudá-la. Escuta atenta e estruturada, sem julgamento e fazer perguntas para trazer a exata informação e partir para a ação. Assim, através de uma comunicação eficaz e estipulando um vínculo de confiança e respeito, você vai estabelecer determinadas estratégias para conseguir chegar nesse desafio, nesse objetivo tão esperado. São tantos benefícios, só quem experimenta sabe!

Como começar na PNL?

Você pode escolher vários caminhos: livros, cursos, formações internacionais, conteúdos na internet e redes sociais. Apenas Cuide a fonte, quem são as pessoas que você está seguindo, de onde vem as informações que ele te oferece, onde e com quem ela estudou.

Caso você queira começar por livros, que de maneira alguma substitui treinamentos pois em livros você conhecerá O QUE, mas talvez o COMO aplicar possa ficar comprometido, indicamos dois:

Introdução definitiva a Programação Neurolinguística”, do Dr Richard Bandler, ele é bem interessante pois traz alguns conceitos para você e uma intervenção por ele feita. 

 “Poder sem Limites”, do Tony Robbins, é claro e didático para que você possa fazer essa estrutura mental, organizando o que precisa ser organizado.

Agora, se desejas fazer um curso, a Mental Formula possui diversos treinamentos presenciais com agendas abertas (Licensed Practitioner em PNL e Influência, Persuasão e Estratégias de Neuronegociação)

EM BREVE, com exclusividade nosso curso On-line Fórmula Mental que apoiará você nesse momento de tantas incertezas desenvolvendo Inteligência Emocional, quebrado seus pensamento limitadores, desenvolvendo habilidades soft skill , auxiliando você a descobrir seu propósito de vida!

Você também pode assistir às nossas séries de episódios Gratuitas, prepare-se, são 3 séries para que possas evoluir e aprender muito: 

Nas nossas redes sociais você também encontrará muitos materiais! Temos canal do YouTube e Podcast com episódios novos toda a semana, nosso Blog com artigos completos sobre como utilizar a PNL e nossas redes sociais com com materiais diários para você estar por dentro de tudo o que há de mais inovador no mundo da excelência humana, porque afinal de contas nós temos que saber quem nós somos para saber onde nós queremos ir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *