Conexão de Alto Nível

Tempo de leitura: 4 minutos

Conexão de Alto Nível

Conexão de Alto Nível

Nós somos seres em conexão. Nos conectamos com a natureza, com os animais, com pessoas, com as coisas, sendo assim, o tempo todo nos conectamos com alguma coisa. O fundamental é entender sobre Conexão de Alto Nível.

Esse processo de conexão não vem somente de agora, vem de milhares de anos, vem da época em que existiam os tigres-dentes-de-sabre e mamutes. Onde as pessoas reuniam-se em grupos buscando sobrevivência, alimentação e reprodução – os nossos ancestrais buscavam um foco em comum. Os animais também são assim, eles trabalham em grupo e quando não existem mais pontos de interesse eles saem e se afastam.

Dentro desse processo, nós buscamos pessoas iguais a nós, similaridade. Pessoas que pensam como a gente – é muito confortável está na presença delas. Esse senso de pertencer a mesma sensação, ao mesmo foco, a mesma garra.

Como funciona a nossa Caixa Preta

Quando nós entramos em algum lugar e não nos sentimos confortáveis, significa que alguma coisa não está legal. Afinal, ao entrarmos em um ambiente diferente do que estamos acostumado, pelo tempo que estiver, seu cérebro ficará escaneando esse ambiente, captando informações pelos seus cinco sentidos.

Então, o cérebro enviará para a sua neurologia, que codificará e enviará para a amígdala. A amígdala é a nossa caixa preta, onde está toda a nossa sabedoria, nossa vida, história, sentimentos e lembranças boas e ruins. A amígdala envia a informação para o nosso lobo frontal, que decide a respeito do que fazer mediante determinada situação. Esse caminho é normal, podemos até chamá-lo de julgamento.

Após, todo esse percurso, você começará a decidir se a outra pessoa é interessante, se oferece perigo a vida, se você irá ou não se conectar a ela. Certamente, seu ponto decisor será o quanto de similaridade você terá com ela ou o grupo de pessoas e como se dará essa conexão.

Quer um exemplo básico, hobby e diversão, as pessoas geralmente vão à lugares que tenham atividades relacionadas aos seus interesses, porquê naquele ambiente estarão pessoas na mesma vertente. Por consequência, existirá um vínculo, uma conexão super interessante.

Rapport: Conexão em Alto Nível

Conexão de Alto Nível

Quando nós temos uma conexão de credibilidade e confiança, nós partilhamos do mesmo grupo. Essa conexão, dentro da PNL, chamamos de Rapport que está ligado ao carisma e a empatia.

Carisma está ligado a simpatia, assim sendo, estar com outro alguém aderindo aquela emoção, buscando realmente estar presente, sorrindo, fascinando o outro.

Empatia está ligado a entender sobre suas emoções, estar presente e poder ajudar da forma que puder. Ser empático é estar disponível em um processo de conexão para auxiliar a viver em grupo.

O processo de conexão é extremamente importante principalmente para as conexões pessoais – presenciais. Onde estamos com o outro em um mesmo ambiente, muitas vezes nas diversas telas que vivemos conectados temos barreiras, não estamos passando pela mesma situação que o outro, diríamos que aqui nossa demanda é de muita flexibilidade e adaptação para desenvolvermos uma melhor relação interpessoal.

Como fazer essa conexão?

Procure se tornar o mais parecido possível com quem você quer influenciar, quanto mais parecido, mais fácil vai ser de se conectar e pertencer aquele grupo. Perceba que em diversos ambientes ou comunidades, as pessoas se vestem parecidas e agem muito parecidas umas com as outras.

Observar as pessoas que estão estranhas naquele ambiente, geralmente ela se mostra desconfortável. Faça conexão com ela deixando-a mais confortável possível, buscando seus pontos de interesse ou até mesmo pontos relacionados àquele ambiente. Certamente, fará uma grande diferença a sua vida e na vida dela!

Outras situações relevantes como, a preparação para uma reunião com várias pessoas, é necessário buscar algumas informações a respeito dessas pessoas e perceber como elas agem na hora da apresentação do seu projeto. Isso é estratégico, aliás.

A resposta chave é buscar similaridade, pontos de interesse e apresentar isso tudo dentro da sua estrutura de apresentação, dentro da sua mensagem!

A forma de se vestir pode te ajudar a criar essa conexão, a entonação da voz, postura corporal, movimentação, os gestos, micro expressões, etc. Porém, é necessário prestar atenção para não parecer forçado pois tudo que se fizer de forma forçada se tornará incongruente. 

Já diria Anna Luiza, Trainer de PNL: Congruência é a mãe da credibilidade!

Aprenda mais sobre o processo de Conexão e Rapport através de uma de nossas Formações.

Acesse o nosso canal no YouTube e assista o vídeo sobre Conexão de Alto Nível, ou ouça nosso Podcast no Spotify.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *