Você sabe se vender? Aprenda como fazer para comprarem a sua ideia

Tempo de leitura: 5 minutos

voce-sabe-se-vender

Você sabe se vender? Conheça 4 dicas para as pessoas comprarem a sua ideia

“Eu não preciso saber vender, afinal não trabalho com vendas”, será? Todos nós nos vendemos todos os dias e muitas vezes! Alguns exemplos que talvez você se encaixe: quando pede algo a alguém⁣⁣⁣; quando defende um ponto de vista⁣⁣⁣; quando tem uma preocupação com sua imagem⁣⁣⁣; ou ainda, quando fica pensando o que os outros irão pensar de você⁣⁣⁣. Todas essas formas, e muitas outras, é sobre venda!

⁣Conquistar o seu espaço, seja na sua vida pessoal, seja profissional, é muito fácil e acessível quando se tem em mãos táticas, estratégias para posicionamento de comunicação verbal e não verbal, percepção, entendimento de como fazer boas de decisões, empatia e o próprio carisma, que nos favorece como carta convite para uma interação social mais assertiva.

Crenças sobre vendas?

Existem alguns estigmas por de trás da palavra vendas, achamos que possa se tratar somente de compra e venda de produto e serviço e, para alguns, que o pensamento limitante de que alguém tirará proveito de alguém… sim, tudo isso podemos escutar nos corredores da vida. Infelizmente, isso nos trás um processo de afastabilidade do que para nós é importante a Influência e Persuasão para facilitar nossa vida.

Pois bem, chegou a hora de derrubar tais pensamentos, e principalmente, ressignificar a forma que você percebe a palavra vendas!

O primeiro passo é, conscientemente, entender que sua aparência vende, que seu tom de voz vende, que suas idéias vende, que você ao buscar ser inserida em algum grupo está em um processo de venda. Interessante esse ponto de vista, nos faz pensar até mesmo nas histórias escolares onde desejávamos ser aceitos nos pequenos grupos dentro da nossa turminha infantil e tínhamos que mostrar que pensávamos da mesma forma e que aceitávamos alguém como líder. Ué, mas isso é o que retrata nossa vida hoje!

Pois bem, todas as suas escolhas mostram o seu perfil e como as pessoas veem você. Uma pergunta intrigante: você já percebeu que fica mais confortável quando está entre pessoas conhecidas, ou seja, pessoas que pensam como você? De novo, você foi inserido nesse grupo pois mostrou que você sabe se vender, e integrou o grupo para complementar os interesses seus e deles.

Leia também sobre PNL e Vendas: Como ser um Bom Vendedor em 5 Passos.

Autoconhecimento é a chave do processo

Quem você é? O que faz de melhor? Você sabe se vender? Como quer ser comprado? 

Parece bem simples, mas quando você para para pensar sobre o seu processo de auto vender-se, você se compraria? Pois é! Suas atitudes, estilo, pensamentos, escolhas estão congruentes com sua essência e estilo de viver?

Tantas perguntas que merecem uma parada estratégica para poder abrir seu leque de oportunidades para a mudança. Um dos grandes aprendizados de nós humanos é a sabedoria de aprendermos com a gente mesmo, evoluirmos e decidirmos o que queremos ser. Talvez você não saiba, mas somos influenciados todos os dias, inconscientemente, isso nos faz mudar opinião e decidir pelo que a massa crítica quer ver, basta perceber nas pesquisas e levantamentos científicos o quanto somos bombardeados de informações e influências familiares que doutrinam quem devemos ser e, lógico, para sermos aceitos, por medo de julgamento e outras “coisitas” mais, aceitamos e seguimos a manada.

Não há mágicas, há uma jornada que precisa ser respeitada, o autoconhecimento é sobre olhar para dentro de você e começar as mudanças necessárias para sua vida se tornar aquela que VOCÊ sempre desejou ter. Indicamos fortemente um olhar para a Programação Neurolinguística – PNL, ela realmente é estratégica nesse processo.

Gere conexões de alto nível

Quando você quer vender a sua ideia, é necessário fazer com que a pessoa acredite nela tanto quanto você, e para que isso aconteça você precisa ter uma conexão, um engajamento bem estabelecido com essa pessoa ou grupo de pessoas. Estamos falando do processo chamado carisma, empatia e influência.

Ele começa por percepção, evolui para a busca da semelhança com o grupo e, com a observação do engajamento, você passa para o próximo nível que é influenciar sobre seu ponto de vista. Parece fácil, e é para quem sabe como fazer um bom Rapport.

Quer saber como estabelecer conexões de alto nível? Leia Conexão de Alto Nível.

Como você está passando a sua mensagem?

A forma que você está passando a sua mensagem, tanto verbal quanto não-verbal, influencia diretamente na forma que você se vende.

Saber onde quer chegar com a informação, perceber como irá passar a informação – canais -, utilizar-se de uma linguagem influente, auxiliará você a ter uma mensagem assertiva e eficiente. Lógico que não é somente isso, habilidade de usar determinadas palavras e saber que a preparação é mais importante que a ação, trará a cereja do bolo de que precisa, mas esse é um profundo assunto e quem sabe falamos em seguida sobre.

Ative a máxima percepção, portanto, ao passar sua mensagem falada cuide de seus predicados vocais, tom de voz, velocidade, especificidade, palavras. Caso na sua comunicação haja o engajamento do seu corpo, o cuidado é o corpo, como postura, estilo, expressões faciais, movimento de braços.

Bônus: Influência e Persuasão

Essa é a Arte do sucesso, talvez você não saiba, mas o Fórum Econômico Mundial tal habilidade, como a soft skill de que todo o profissional do futuro precisa ter desenvolvido para se manter no mercado de trabalho, bem como ascender para futuras cadeiras.

E então, você sabe se vender?

Antes de qualquer relato sobre essa habilidade, temos dois convites:

Assista nossa série gratuita Influencia e Persuasão

Confira nosso curso Influência, Persuasão e Estratégias de Neuronegociação e descubra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *