Adaptabilidade, uma Competência Essencial

Tempo de leitura: 4 minutos

adaptabilidade-uma-competência-essencial

Adaptabilidade – Uma Competência Essencial

Adaptabilidade, uma competência essencial a partir de agora. É o poder de uma pessoa reagir às diversas adversidades seja de cunho profissional, seja de cunho pessoal. Como você reage aos movimentos políticos, sociais, econômicos e de saúde pública? Dá um novo significado, trabalha em uma projeção, busca resultado ou navega nas suas emoções, traçando decisões negativas, e arrependendo-se de tudo que fez até agora, é esse o novo movimento.

As empresas estão em busca de pessoas que tenham a habilidade de adaptar-se aos novos movimentos, a cenários incertos, e principalmente, a puxar para si responsabilidade, novas competências e sim, trabalhar com novas responsabilidades.

Natalie Fratto, uma investidora de alto risco e escritora, traz uma dica essencial para recrutadores que querem saber sobre a adaptabilidade das pessoas que estão em processo de recolocação ou até mesmo, oportunidade de crescimento dentro da empresa atual.

O primeiro passo é montar diversos cenários, a partir desses cenários questionar o candidato: “e se isso acontecer, como você vai reagir?” Outra pergunta bacana é: “o que você passou até agora como uma diversidade e como você reagiu essa estrutura?”  Indagações como essas, poderão ajudar a esclarecer se o profissional tem essa habilidade de adaptar-se a diversos cenários incertos, bem como vai colaborar com a empresa.

Encare adaptação como uma particularidade do corpo

Trabalhe como uma musculatura para realmente, a neurociência nos mostra que somos seres adaptáveis, uns mais outros menos, portanto, quanto mais expostos somos a situações adversas mais rápido conseguimos contornar a situação, o inesperado! Vejamos o poder de adaptação quando pessoas que acabam sofrendo acidente, perdendo membros, perdendo um dos sentidos, e conseguem se adaptar e realmente começam, por exemplo, a andar sem enxergar, isso é sensacional. 

Segundo a neurociência, traçamos a todo momento novos caminhos neurais de acordo com as experiências do dia a dia, quanto mais adversidades melhor. Então, uma das dicas essenciais para que você comece a trabalhar esse poder de adaptação, de flexibilização é: 

  1. primeiro pensar se você é uma pessoa com dificuldade de se adaptar a novos cenários. Agora é o momento de você refletir sobre essa forma de agir e pensar, o quanto irá perder e ganhar mantendo-se dessa forma.
  2. Responda essas perguntas: hoje, diante de tudo isso que está acontecendo, quais as ações estou tomando? Os sonhos engavetados, você tirou da gaveta e colocou num papel ou elas ainda estão ainda guardadas? Você acredita piamente que vai conseguir alcançar esse sonho de ser um empreendedor, esse sonho de fazer uma viagem, esse sonho de ter uma família, como está isso para você?

Familiarize seu Cérebro

Ensaio Mental, uma estratégia de Programação Neurolinguística que vai traçar novos caminhos neurais, familiarizar a sua mente com o seu objetivo, e sim, trabalhar no seu poder, nesse comportamento, nessa competência de adaptar-se a diversos momentos. Também chamado de visualização, ponte ao futuro.

Existem muitas pessoas que trabalham com essa atitude, por exemplo, o exército americano, atletas de alta performance, pessoas que falam em público. Qualquer profissional que deseja chegar no seu objetivo mais facilmente, traçando estratégias para sanar qualquer intercorrência nesse caminho a utiliza. O poder de visualização é trabalhar com a sua tela mental interna para traçar seu sonho. 

Exercite a sua tela mental

Tome cinco minutos do seu tempo, seja de manhã, de tarde, seja a noite, permita-se fechar os olhos e projetar na sua tela mental o seu objetivo, o que de fato você quer, o que você realmente deseja para sua vida, e comece a se perguntar: O que eu estou vendo ao meu redor? O que eu estou estar ouvindo? Falando? O que eu estou sentindo nesse momento?

Trabalhar com essa estratégia de PNL reduzirá seu medo, incertezas, ansiedade. Organizará suas emoções e comportamentos, traçando de forma mais segura possível solução para possíveis intercorrências.

Deseja saber mais sobre isso? Procure-nos que enviamos material complementar para ajudar você nessa caminhada. Acredite, você faz suas escolhas, suas escolhas fazem você!

Se quiser saber mais sobre como adquirir essa habilidade, assista nosso vídeo sobre o tema no YouTube, ou ouça nosso no Spotify.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *