Antifrágeis – Como se sobressair ao Caos

Tempo de leitura: 6 minutos

Antifrágeis – Como se sobressair ao Caos

Existem coisas que se beneficiam diante de impactos, elas crescem evoluem, reforçam-se frente ao caos, a desordem e as incertezas. Apreciam uma aventura e o risco, estamos falando de pessoas antifrágeis! Segundo o pesquisador libanês Nassim Taleb, não somente são resistentes e resilientes, elas mudam diante de diante desses vários cenários.

Taleb, em seu livro Antifrágil, traça uma tríade de perfis comportamentais: o frágil, o robustos e o antifrágil. Pessoas frágeis são aquelas que não gostam de errar e sentem-se bem diante de cenários seguros, que possam controlar o que acontece e o que acontecerá; as pessoas robustas são aquelas que aguentam no peito a pressão, consegue ressurgir das cinzas diante de acontecimentos vultosos e conseguem se manter; e as pessoas antifrágeis são aquelas que se reinventam, aceitam seus erros, traçando novas alternativas, e saem congruentes partindo para o que realmente desejam fazer. Além disso, o antifrágil é aquele que traça uma boa estratégia a partir do como  e o que, ou seja, utilizam da vida real e da teoria.

Nassim Taleb refere sobre o estresse pós-traumático, onde podemos perceber as diferentes reações, temos pessoas que focam no problema e não conseguem gerar  opções para sair de cenários caóticos e incertos, sofrendo profundamente com problema de saúde mental, e temos àquelas pessoas que se reinventam, se reestruturam e, diante de um ambiente estressor crescem e evoluem.

Reconheça pessoas Antifrágeis

Outra forma de exemplificar o antifrágil, é pensar nas figuras de um aventureiro e um turista. O turista é aquele que tem sua viagem organizada, com horários e locais para visitar, refeições e uma boa noite de sono em uma cama confortável, más que, diante de eventuais problemas de atraso ou itinerários são capazes de se perderem em emoções e desesperar-se! Já o aventureiro, por ter caminhos incertos e focar em aproveitar o momento, seja de que forma for, diante de momentos semelhantes, conseguem perceber por outro ângulo e tirar proveito de outras formas, esses são antifrágeis

Interessante a história representada no livro, que derruba muitas crenças sobre o que é certo ou errado quando falamos de carreira profissional. Ele lembra da vida de irmãos gêmeos, do Chipe, que moravam em Londres, sendo um taxista e outro um grande profissional, funcionário de uma empresa. Para quem observa de fora entende que o bem sucedido foi aquele irmão que tinha segurança e carreira dentro de uma empresa, organizado a ter uma aposentadoria e ao final do mês seu salário na conta bancária.

Veja por outro ângulo essa mesma situação, o taxista trabalhava em um cenário incerto, por vezes seu dia rendia mais outras nem tanto, era dono do seu próprio negócio e, diante de crises, apenas mudava a rota e corria atrás de seus clientes. Já o irmão, embora não parecesse, sua instabilidade era imensa pois seu cargo de 18 anos poderia simplesmente acabar com um simples telefonema do setor de RH daquela empresa, então, o que seria dele dali para frente?

Quanto mais estressor o ambiente que você está exposto, melhor seu cérebro reage às adversidades!

A Programação Neurolinguística tem uma grande carta na manga e pode ajudar você a trabalhar sua antifragilidade. Ela abarca uma serie de estratégias bem sucedidas, hoje apresentamos seis que podem ser muito uteis:

  • Ressignificar: é o poder de dar um novo olhar sobre a todo aquele cenários que está acontecendo com você, dar um significado diferente, desfocar do problema em si, aprender, traçar novas alternativas de soluções criativas. É crescimento pessoal e crescimento profissional!
  • Estratégias TOTS: testar, operar, testar e sair congruente. Isso mesmo, com ela você terá a habilidade de ajustar suas operações para alcançar resultados que deseja. Baseada em feedback, aceitar erros, aperfeiçoar acertos e trabalhar de forma congruente. Trabalha flexibilidade, adaptabilidade, aceitação.
  • Ensaio mental: também conhecida como visualização, ponte ao futuro, teste ao futuro, utilizada por atletas de alta performance, exército americano, palestrantes e profissionais que desejam ter sucesso! Essa projeção mental sinaliza ao cérebro familiaridade, traçando novos caminhos neurais e o preparando para o que você deseja que aconteça. Certamente é uma experiência sensacional!
  • Meta Modelo™ de linguagem: se deseja que sua comunicação seja de sucesso, conheça a arte desse processo. Permite-nos chegar a exata experiencia do individuo, nos permitindo extrair o máximo de informações possíveis, evitando distorções, omissões e generalizações na comunicação. Além disso, nos permite ter clareza sobre nossos passos e onde de fato queremos chegar, derrubando crenças e preconceitos sobre nós e outras pessoas!

Leia mais em Leitura Mental – Porque não se deve fazer.

  • Submodalidade: permite entender sobre nossos cenários mentais, desde o imagens e sons até as sensações diante dessas lembranças e projeções que fazemos dentro da nossa mente e que ninguém é capaz de saber! A Submodalidade é capaz de mudar os cenários internos e as percepções distorcidas da nossa realidade, como medos, para alguns barata é um simples inseto, para outros uma arma química… trabalha-se nessa estratégia disparar recursos internos capazes de fazer você chegar na sua meta mais rápido do que você mesmo poderia imaginar.
  • Modelagem: de fato fizemos isso o tempo todo, para bons e maus comportamentos, adquirimos hábitos e formas de fazer a partir das pessoas que convivemos, estudamos e admiramos. Modelar uma pessoa antifrágil significa entender como ela faz, fez e fará diante de cenários incertos. Então, parta para o processo de aprender com perguntas, treinamentos, bibliografias, todo o contato que puder ter para entender como ela toma as suas decisões, como ela pensa, como ela superou seus erros, se reestruturou e cresceu diante de cenários caóticos que todo mundo pode vir a passar. Detalhe, modele quem chegou lá, uma pessoa congruente e que possa realmente ensinar suas experiencias e não replicar experiências dos outros.

Desenvolva habilidades, transforme seus comportamento, aprenda e utilize PNL como um modelo de vida.

Conheça a Mental Formula e desenvolva esse potencial em você através das estratégias de Programação Neurolinguística.

Acesse o nosso canal no YouTube e assista o vídeo sobre Antifrágil , ou ouça o nosso Podcast no Spotify.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *