Cuide de si mesmo e Desabroche o Amor-próprio

Tempo de leitura: 4 minutos

desabrochando-o-amor-próprio

Desabrochando o Amor-próprio

Nada mais propício que falar nesse momento sobre cuidar-se, dedicar-se, celebrar a vida, nesse outubro rosa, onde nós temos um momento muito emblemático de segurança, de diagnóstico precoce do câncer de mama, de mulheres e  homens, portanto, vamos desabrochar em você o amar-se mais, o dedicar-se mais, o respeitar a si mesmo. Vamos começar a nossa jornada neste processo do autocuidado, desabrochando o amor-próprio.

A maioria das pessoas, normalmente, sabem o que elas não gostam, mas tem dificuldade de dizer o que elas querem. Quando nós fazemos um mapeamento, entendemos o nosso estado atual para assim decidir nosso futuro.

Quem sou eu e o que eu quero?

Essa é a Roda da Vida, serve para mapear seu estado atual e direcionar o que deseja para seu futuro.

Que nota você considera para cada área?

O que significa cada nota?

Qual nota você gostaria que fosse?

O que significa isso para você?

  • Contribuição social – É sobre você servir a outra pessoa, doação, voluntariado, escuta atenta de um amigo, doar-se em tempo, ajudar.
  • Físico e corpo – Vida saudável, alimentação, exercício, corpo.
  • Emoções – As emoções são o que impacta todos os dias as nossas rotinas, tanto aquelas de amor, paixão, alegria, felicidade, quanto aquelas de raiva, ansiedade, depressão, medo.
  • Relacionamento – Como você se relaciona com outras pessoas, tanto na sua família quanto no seu trabalho. Relacionar-se é estabelecer conexões. Então pense como estão as suas conexões.
  • Tempo – É gestão do seu tempo. O grande Calcanhar de Aquiles, hoje, das pessoas é sobre o tempo.
  • Trabalho – Pense em como está a sua jornada de trabalho, no que você faz, ou ainda quer fazer. Carreira, missão de vida.
  • Finanças – É sobre você ter dinheiro na conta, ou ter dinheiro para fazer o que você quer.
  • Espiritualidade – Agradecer ao que se tem, conexão com você mesmo, pode ser crença religiosa. Algo maior.

O que você importa?

Valores é o que nos motiva, o que nos importa. Traz força para que acordemos todos os dias e direciona nosso significado do que entregamos. Algumas vezes abrimos mão desse ponto e o resultado pode não ser tão bom. Pense quantas coisas importantes você abriu mão, talvez, para agradar o outro, e até mesmo em decorrência do seu trabalho.

Reflita sobre coisas que você se desmotivou e nem tinha percebido, e que pode estar atrelado a bater de frente com o que pra você é importante, por exemplo: família, saúde, dinheiro, status, reconhecimento. Quantas coisas, hoje, na sua vida está batendo de frente com os seus valores primordiais e que tá desmotivando você?

Cuide de Você

Tenha um autocuidado precioso consigo mesmo, olhe para dentro de si e preserve o seu bem-estar. Não pegue emprestado emoções, problemas e responsabilidades dos outros. Isso é autopreservação.

Pense no seu corpo, na sua alma, nas suas emoções, nas suas relações e desenvolva esse autocuidado, bote primeiro a máscara de oxigênio em você para depois botar no outro. Se auto cure, busque ajuda.

Seja!

Nesse desbravar todos os dias, para conquistar espaços profissionais, pessoas, pertencer a um grupo, nessa rotina inimaginável, nós estamos buscando ter. Para segurança, trabalhar em lugares que não gostamos, para não ficar sozinho, aceitar relacionamentos tóxicos, etc. Quantas coisas você vem fazendo para ter?

Para! Desperte o seu SER, seja feliz. A felicidade é um recurso e ela está dentro de você, não atrela aos outros. 

Faça isso agora: levante, coloque um sorriso no rosto e diga para si mesmo o quanto é feliz. Sua neurologia começará a entender que você tem essa felicidade, que você é essa pessoa feliz, que você não precisa de nada aqui fora para despertar dentro de você esse amor-próprio, esse ser.

O amor-próprio está em si mesmo

O estado de ser é sobre sua essência, sobre você deixar aqui um legado de felicidade, de amor-próprio, de autocuidado, de servir. Esse é o despertar, o desabrochar, pense, queremos ajudar você nessa jornada. 

Assista também o nosso vídeo no Youtube sobre Desabrochar o Amor-próprio, ou ouça o nosso Podcast no Spotify.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *