Metas Bem Formuladas – 4 Pilares para atingir suas Metas e Objetivos

Tempo de leitura: 4 minutos

Metas e Objetivos

Metas bem Formuladas – 4 Pilares para atingir suas Metas e Objetivos

Para organizar a sua estrutura pessoal e profissional, é preciso traçar metas e saber quais objetivos você almeja alcançar a curto, médio e longo prazo. Pensando na formulação de cada meta, decidimos trazer uma ferramenta que irá auxiliar você nesse processo de alavancagem e entendimento de tudo que vai precisar: a estratégia da boa formulação de metas e objetivos ou perguntas bem formuladas, possui 4 pilares estruturais. 

Separe um bloco de notas e uma caneta para poder fazer esse breve e profundo exercício.

Organize a sua meta de forma positiva

Costumeiramente e infelizmente, temos a mania de dizer o que a não queremos: “eu não quero mais ser infeliz”, “eu não quero mais ser assim”, “eu não quero mais essas pessoas comigo”, “eu não quero mais esse emprego”.  No entanto, quando questionados sobre o que de fato querem, pontuam, com colocações abertas e superficiais, ou têm dificuldades de esclarecer o que desejam.

Dessa forma, a primeira dica é colocar no papel o seu objetivo, o que você quer, por exemplo: “eu quero me recolocar profissionalmente no cargo X, na empresa Y, até esta Z”, “eu quero estar com 55 kg até o dia W”. 

O importante aqui é ser objetivo, organize de forma filtrada, específica e positiva para que o seu cérebro entenda facilmente, não se desgaste dando loopings ou buscando a resposta que você tanto deseja. Com isso, você terá clareza e cada célula do seu corpo fará de tudo para alcançar isso. 

Entendimento da autorresponsabilidade

É preciso entender que você começará esse processo e precisará mantê-lo! Muitas pessoas acabam desistindo de seus sonhos e passando para outras prioridades, entenda que toda e qualquer situação que acontecerá nesse processo é de sua responsabilidade, você terá o controle do projeto e precisa saber de fato que recursos serão necessários para ele ficar de pé, bem como chegar no resultado. 

Vamos dizer que uma pessoa deseja alcançar 55 kg em dezembro de 2021, essa pessoa precisará do acompanhamento de alguns profissionais com a combinação de uma alimentação saudável. Assim como, uma pessoa que deseja uma recolocação profissional vai precisar de profissionais que ajudem ela num processo de entrevista, ter uma estrutura financeira estável para dar respaldo até que ela consiga essa cadeira nova.

Pensando nisso, coloque no papel tudo o que precisará para alcançar o seu objetivo, coloque todos os sistemas que você vai precisar, inclusive, aqui, poderão surgir submetas.

Metas e Objetivos

Ecologia

A Ecologia de fato, é o pilar  mais importante de toda a estrutura, porque sem a ecologia, muitas vezes, nós podemos até chegar lá mas de fato, será que vamos conseguir manter esse objetivo?

Ser ecológico é entender a quem, a como e onde vamos influenciar, pode ser sua família, seus colegas, seus amigos, seus animais de estimação, sua saúde física e mental, o sistema como um todo. Veja um bom exemplo: uma pessoa almeja um cargo específico dentro da empresa mas, para isso, terá que demandar muito mais tempo e dedicação, assim deixará de ficar com a sua família, de ver e brincar com o seu filho, ou até mesmo, cuidar dos seus animais de estimação.

Pensar a quem influenciará quando, de fato, alcançar o seu objetivo ou quando estiver buscando esse objetivo é extremamente importante, já que, muitas vezes terá que abrir mão de coisas importantes a fim de definir suas prioridades. Priorizar é dizer sim para algumas coisas e dizer não para outras, o que de fato você vai ter que fazer e que não vai atrapalhar o seu sistema. 

Pense muito bem nisso, porque uma meta bem formulada evita que você se desmotive e abra mão do seu sonho.

Testável na experiência

Após você traçar uma meta bem formulada, é importante que organize sua mente. Como seria se teletransportar para o exato momento que você conquistará sua meta? O cérebro não distingue o real do imaginário, por isso temos uma excelente técnica de Programação Neurolinguística que desenvolve habilidades e faz com que cada célula do seu corpo se determine a chegar lá, chama-se Ensaio Mental.

Com os olhos abertos ou fechados, imagine-se no exato momento que conquistará seu objetivo, sentindo as mesmas sensações que gostaria de sentir ao alcançar esse objetivo. Permite-se ter certeza de que esse objetivo fará sentido para você. Está tática irá familiarizar seu o cérebro com o grande dia, além de formar novos caminhos neurais. Fazendo sentido, esse cenário montado por você, VIBRE pela conquista!

Se você realmente deseja alcançar essa meta, ou se quer reformulá-la desde o início, onde, por algum motivo, não conseguiu encaixar às suas demandas pessoais, os seus valores importantes e as coisas que você realmente deseja para a sua vida, então pense e faça esse planejamento usando os 4 pilares indicados mais uma vez.

No nosso canal do YouTube, você pode acessar o vídeo completo sobre Metas bem Formuladas, além do nosso Podcast no Spotify, ambos te ajudarão a estruturar e projetar os seus objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *