Como decifrar o seu público e passar a sua mensagem de forma assertiva

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Como decifrar o seu público e passar a sua mensagem de forma assertiva

Muitas vezes, quando desejamos defender um ponto de vista, vender algo, ou até mesmo, nos posicionar nas redes sociais, não temos clareza sobre como passar a mensagem de forma assertiva e eficiente. Para facilitar essa estrutura, trouxemos neste artigo, alguns pontos chaves que vão favorecer você a ter um profundo passo de assertividade, eficiência e dar clareza a sua mensagem, ao seu ponto de vista, a sua venda de produto ou de serviço. Aprenda, como decifrar o seu público.

Entenda a sua Audiência

As pessoas estão vendo, ouvindo e percebendo você, através do seus sistemas sensoriais e processamento mental. Cada um de nós capta a informação, organiza e mensura dentro da mente, e interpreta de acordo com o que captou como informação e relacionou com experiências já vividas, crenças, valores, etc.

Quando queremos passar uma mensagem organizada, é importante pensar quem é o nosso público e o que ela está pensando da gente. Reflita: 

  1. o que a sua audiência está pensando sobre quem você é o que oferece?
  2. O que o seu público pensa sobre ele mesmo

Essas respostas poderão dar clareza sobre valores, crenças, interesses e formas de receber o conteúdo da mensagem.

Saiba como passar uma mensagem assertiva clicando aqui.

Como o seu público recebe a sua mensagem

Muitas vezes nós acreditamos que estamos passando uma mensagem bem sucedida, afinal de contas, já pensamos em tudo! Por vezes a audiência interpreta de forma diferente, isso significa que a mensagem é absorvida de forma errada, e não recebemos o retorno esperado. Definitivamente, você precisa melhorar a sua estratégia e pensar em como ser assertivo na sua mensagem. 

Um exercício para esse processo ser mais assertivo é imaginar-se saindo de dentro de si e olhando de fora, como se fosse uma outra pessoa. Embora pareça impossível, busque se desprender de crenças, julgamentos, valores e experiências suas, procure a neutralidade. Esse exercício é chamado de dissociação, onde é possível perceber como são as reações com esse público, como ele vem interagindo com você, entender se a mensagem que você está passando faz sentido. Busque essa informação, também, questionando-os.

Quais são as objeções do seu público

Objeções sempre serão obstáculos para quem quer sensibilizar alguém sobre algo.

Antecipe-se! Faça um levantamento das principais desculpas que te dão para não comprar a sua ideia, quais são os questionamentos e afirmações que você normalmente recebe? Muitas vezes, existem perguntas e respostas prontas para desviar o ponto de atenção, desviar o foco e dizer um “não”.

Ocorre que, muitas vezes, essas objeções podem ser verdadeiras cortinas de fumaça e você precisa avaliar se o investimento em tempo e energia para elas são realmente válidos.

Mapeie todos esses pontos e dedique-se no seu melhor. A partir disso, ficará mais claro de derrubá-las.

Assista a Live O Segredo por Trás das Objeções no Processo de Vendas e aprofunde seus conhecimentos sobre como quebrar as objeções do seu público.

Como você quer que o seu público se sinta depois de receber a sua mensagem?

Aqui nós falamos sobre emoções. Pense no que você quer passar para sua audiência com relação às sensações – no corpo e na mente, trazendo um impacto para que eles sintam bem. O que você irá deixar na vida dessas pessoas: motivação, curiosidade, paz, confiança, conexão.

Sentir-se bem, acolhidos por você, ter uma conexão mais forte e, talvez, ser o “advogado da sua marca”. Uma conexão fraca pode fazer com que você não estabeleça uma confiança no seu público, fazendo com que a sua mensagem seja mais desafiadora de ser interpretada, pense nisso.

Esses 5 pontos estratégicos podem ajudar você, a partir de agora, a organizar melhor a sua mensagem, para que não fique nem na superficialidade, nem na especificidade. Afinal de contas, nós temos vários públicos que interagem todos os dias com a gente, independente de quem sejam – eixo pessoal ou profissional.

Por último, organize a sua mensagem para fazer com que todos esses públicos estejam engajados naquilo que você quer passar como recado, para que essas pessoas possam organizar na mente exatamente a mensagem que você quer passar, e deem “ok” para o que você está vendendo, para o que você está defendendo.

Assista também ao nosso vídeo sobre Como decifrar o seu público no YouTube, ou ouça o nosso Podcast no Spotify. Aproveite e inscreva-se para receber os conteúdos semanais.

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