Tenha 5 passos estratégicos para Mudar a Rota

Tempo de leitura: 4 minutos

5 passos estratégicos para Mudar a Rota

Tenha 5 passos estratégicos para Mudar a Rota

Ressignificação: algo para debater, pensar e refletir, neste artigo vamos trazer, de forma simples, 5 passos estratégicos para mudar a rota com uma forma de alavancagem pessoal.

Uma palavra tão extensa que por trás há um significado lindo! Ressignificar é você olhar por outro ângulo aquilo que lhe aconteceu, como se estivesse com uma nova lente e observasse por um outro viés. É, também, perceber, entender, aprender e, talvez, mudar a estratégia. E nós fazemos isso muito! Quer um exemplo? Para quantas pessoas você já mudou o contexto e fez com que elas pudessem olhar de outra forma determinada situação? Isso é uma forma de ressignificação e nosso processo de hoje será esse.

A PNL é estratégica quando falamos sobre ressignificar pois, consegue sacar informações importantes que podem ser usadas para alavancagem pessoal, uma delas trataremos aqui, caso queira saber mais informações. Lembre-se que nosso canal é sempre aberto, apenas nos perguntar!

Você pode fazer a leitura completa do artigo e após ir para nosso vídeo do YouTube para fazer a técnica.

Leia também Metas Bem Formuladas – 4 Pilares para atingir suas Metas e Objetivos

Linha do Tempo

Volte um pouco naquela situação não tão legal que você passou, mentalize essa lembrança. Pense em um cenário do passado, lembre de alguma coisa que aconteceu, que você ainda pensa, sente e está atrapalhando seu dia.

Uma vez lembrando disso, e se pudesse olhar de fora desvinculando da situação-problema,  repare pequenos detalhes sobre tudo que aconteceu. Lembre da cena novamente, das pessoas que estavam envolvidas, e responda: o que você viu? O que você sentiu? Falou? Escutou? O que você falou com você mesmo?

O que você aprendeu com aquela situação?

Faça um autofeedback e entenda o que você aprendeu consigo mesmo naquele momento, como por exemplo: coisas que você não quer errar mais, coisas que você quer passar a acertar, mudança de um passo a passo, olhar com outros olhos, deixar de ruminar ou alucinar sobre o que as pessoas estão imaginando, pensando sobre você.

Levante todos os aprendizados em um profundo processo de reflexão – pode ser acompanhado de uma boa música, ambiente tranquilo que favoreça o seu momento.

Faça diferente: Implemente novas Estratégias.

Uma vez olhando para trás, percebendo o que fez e o que não fez. Se fez bem, mais ou menos. É chegada a hora de alinhar o que você poderia ter feito, que novas formas de reação terá agora, falar menos ou expressar-se mais? Quais serão seus NOVOS COMPORTAMENTOS!

Aqui está o pulo do gato: o que você aprendeu com você mesmo e como irá implementar nas suas rotinas, relações, situações… O QUE e COMO.

Sensações…

Qual sentimento você traz de toda a situação que passou? E como você vai deixar que esse sentimento conduza os seus próximos passos.

Talvez você não saiba, mas nossos comportamentos são conduzidos pelas nossas emoções e sensações… desta forma, defina a palavra que você sente, nesse momento, uma vez olhando com outros olhos tudo que já aconteceu, todo aquele cenário, interpretando de forma diferente, o que você está sentindo agora?

Permita-se sentir, e se tiver que chorar, tudo bem. Estamos no caminho da ressignificação e os sentimentos podem vir à tona. O importante é ter atenção para não replicar coisas ruins e, novamente, se frustrar.

Dispositivo

Talvez você nunca tenha pensado nisso ou ouvido falar, sobre seres engatilhados, clics e clics que disparam uma emoção e, então, um comportamento. Agora, vamos pensar em um ato estratégico para você ter certeza de que ajstará seus novos comportamentos. Você pode ter dispositivos externos ou internos, a escolha é sua – Ah seja livre para ter mais de um.

Exemplos: roer unhas, gatilho lavar as mãos toda a vez que for colocar a mão na boca (ou colocar alcool gel); irritabilidade, gatilho, respirar 10 vezes com os olhos fechados, etc. Queremos tirar você do piloto automático.

Agora que você já sabe esses passos estratégicos para ressignificar o que de fato aconteceu com você. Que tal entender que ressignificar é sobre você alinhar novos comportamentos para sua vida, e logicamente, conseguir angariar novos resultados. A Formação Internacional em PNL poderá ajudar você, confira nossa agenda.

Se você gostou desse artigo acompanhe também, os nossos conteúdos nos nossos canais do YouTube e Podcasts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *