Soft skills e Hard skills – Quais são as suas Habilidades?

Tempo de leitura: 4 minutos

Soft skills e Hard skills

Soft skills e Hard skills – Quais são as suas Habilidades?

As Soft skills e hard skills, são termos ou jargões muito utilizados atualmente. Mas, por que falar sobre habilidades? Para que possamos entender quem nós somos e que competência nós temos.

Em um levantamento, realizado pelo Fórum Econômico Mundial e, publicado pela revista Exame em janeiro de 2016, foram apontadas as 10 Competências de que todo o profissional vai precisar até 2020, são elas: resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, liderança e gestão de pessoas, trabalhar em equipe, inteligência emocional, julgamento e tomada de decisões, orientação à serviços, negociação e flexibilidade cognitiva – Todas essas são soft skills.

Até pouco tempo a nossa preocupação era em desenvolver nossas habilidades técnicas, as nossas Hard Skills. As hard skills são aquelas que conseguimos, de alguma forma, mensurar como conhecimento em uma língua, graduação, pós, mestrado, doutorado, cursos técnicos, operação de máquinas, informática, etc., são frequentemente vistas no currículo.

Porém hoje, as soft skills – habilidades sócio comportamentais, são fundamentais para quem almeja uma carreira de sucesso. Não as aprendemos em nossa escolarização e graduação,  mas, muitas vezes aprendemos no dia a dia, sem determinada estratégia por trás, apenas fazendo de acordo com a nossa intuição. Ou então, nos dedicamos e vamos atrás de cursos e treinamentos que possam nos ajudar com essas habilidades.

O que é Programação Neurolinguística?

A Programação Neurolinguística é reeducar a mente, extraindo estratégias novas ou aprimoradas através de técnicas e estratégicas, assim, podemos dizer que age com Maestria quando falamos em se comunicar eficientemente.  Posicionar-se como profissional, evitando distorções de informações, favorece sua credibilidade e mostra que você é confiável para quem lhe prestigia.

Nossas grandes conexões são alimentadas pela forma que falamos e nos expressamos, tanto pela mensagem quanto pela nossa linguagem do corpo. Entretanto, nesse processo, você alimentará a habilidade de gerir pessoas, sabendo motivá-las e desenvolvê-las. Através do carisma e da empatia, você mergulhará na proposta de servir ao próximo, bem como negociar.

Acima de tudo, seu maior ganho com a PNL aplicada é sobre desbloquear seus pensamentos, comportamentos e sensações limitantes. Podemos dizer que a programação neurolinguística é cirúrgica em relação as crenças limitantes. Sendo assim, a PNL trabalha desde o diálogo interno – sua comunicação com você mesmo,  até suas lembranças – suas imagens mentais em que o seu corpo sente e manifesta-se. Então, não resolver sobre isso fará com que você fique preso em amarras do passado.

Como seria você desenvolver habilidades como criatividade, inteligência emocional, flexibilidade cognitiva, coordenação e pensamento crítico?

Soft skills e Hard skills

Como a PNL pode ajudar a desenvolver as suas Soft Skills

Começamos pelo processo de autoconhecimento, é o primeiro passo para começar nossa mudança. Afinal de contas, como vou desenvolver algo sem saber se já o tenho. O entendimento do estado atual, permite saber como estão nossas emoções e comportamentos frente a essas sensações.

Aqui falamos de inteligência emocional. Pegamos como exemplo um líder, muitas vezes ele não se dá conta que problemas situacionais estão impactando negativamente nas suas abordagem com a equipe. É relevante pensarmos sobre como agimos diante de crises sem perder o espírito de luta, de se reinventar.

Outro ponto que PNL age de forma rápida e assertiva é no desenvolvimento da acuidade sensorial. Ela nos permite estar em um ambiente e dele extrair diversas informações que servirão para nos conectarmos com outras pessoas, reconhecer problemas por trás de problemas, coordenar nossas próprias ações e entender como os outros operam internamente.

Desenvolver a percepção significa conectar-se com pessoas, com grupos, fazer seu network, abrindo portas para o seu negócio, além do processo ajudar a você saber negociar, ter um pensamento crítico, também, poder de coordenação

Resinifique sua trajetória de vida e mude sua história pessoal

“Faça do interior da sua mente um lugar maravilhoso para se viver! – Richard Bandler

Paira então, a grande pergunta, aliás, nosso calcanhar de Aquiles: o que eu perdi e estou perdendo? Quantas oportunidades de crescimento profissional eu perdi não tendo essas competências – soft Skills? Quantos relacionamentos eu fiz desabar perdi por não saber me comunicar e ter empatia pelo outro? Quanto eu deixei de ajudar ao próximo? E se eu ficar acreditando que apenas bastam habilidades técnicas, como serei como profissional no futuro?

Por isso que hoje trago esse tema para que você possa desenvolver o quanto antes tais habilidades, se posicionar como profissional e manter relacionamentos de sucesso.

A Mental Formula oferece a você dois treinamentos diferenciados e que se complementam: Influência, Persuasão e estratégias de Neuronegociação e a Formação Internacional em PNL.

Acesse o nosso canal no YouTube e assista o vídeo sobre Soft skills e Hard skills, ou ouça o nosso Podcast no Spotify.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *