A escolha de Sofia – Como tomar decisões difíceis

Tempo de leitura: 2 minutos

A Escolha de Sofia

A escolha de Sofia

Estamos diante de momentos de grandes escolhas! A escolha de Sofia tem origem a partir de um romance inglês, de 1979, onde conta a história de um escritor chamado Stingo e de Sofia, uma sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz. Sofia teve que fazer uma dura escolha na sua vida e isso definiu sua história – você pode conhecer sobre a história pelo Filme e livro que leva o nome tema do nosso artigo.

Essa expressão é utilizada quando temos que optar por duas alternativas igualmente insuportáveis. Estamos diante de várias decisões, aliados a grandes fatos que estão mudando rotinas, formas de trabalho, colocando emoções a flor da pele, nos tirando da zona de conforto.

Simplesmente pergunto a você: quantas vezes tivemos oportunidades de nos reinventar? Quantas vezes vencemos? Quantas vezes fazemos escolhas difíceis, mas acertadas? E quando erramos, quantas vezes demos a volta por cima? Qual será sua reação? Mais do que nunca, podemos dizer: aproveitar oportunidades é para poucos.

Qual a sua escolha?

Gerenciamento do estresse é algo que todos devemos pensar com carinho, pois à prova muitas coisas, esteja pronto para adaptar-se e permitir-se fazer diferente. Perceba esse novo movimento como oportunidade de analisar por outro ângulo sua vida, sua trajetória pessoal.

Resiliência é uma das atitudes para lidar com eventos positivos ou negativos, de forma a trazê-los como alavancas de motivação, Desafie-se! Perceba como resolver o problema por trás do problema de forma inteligente.

Traga consigo ATITUDE CONSTRUTIVA para traçar a sua nova história, ORGANIZAÇÃO de acordo com o momento atual, FLEXIBILIDADE para novos hábitos, SUTILEZA nos seus movimentos. Superar obstáculos será uma das habilidades que os profissionais do futuro precisarão ter.

Desperte emoções positivas

A Escolha de Sofia

A redescoberta de recursos, será uma estratégia a ser colocada em prática nesses dias um tanto diferentes. Desperte a criatividade, como aquela de quando você era criança, montava coisas, inventava outras. Essa habilidade, que talvez muitas vezes você verbalizou ter perdido com o tempo, será seu porto seguro para uma possível nova trajetória.

Segundo a psicóloga americana Barbara Fredrickson, buscar emoções positivas como alegria, interesse, curiosidade expandem nosso repertório de pensamentos e ações. Essas sensações contrastam com emoções como medo, com a negatividade e promovem proatividade e mente empreendedora.

É hora de ressignificar momentos, dar um novo peso, uma nova moldura. Procure pensar, procure se perguntar: o que devo aprender? O que estou ganhando com esse momento? E quais novos hábitos serão importantes a partir de agora? Como será esse novo capítulo do seu livro da vida? Que palavras e expressões você irá colocar?  Quem o ler, aprenderá como fazer? Comece a escrever mais um pedaço da sua história e deixe marcas para que possam usar como modelo!

Acesse o nosso canal no YouTube e assista o vídeo sobre A Escolha de Sofia, ou ouça o nosso Podcast no Spotify.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *