Como se manter Motivado

Tempo de leitura: 4 minutos

Como se manter Motivado

Como se manter Motivado

Para alguns basta estímulos externos para que chegue em resultados desejados, para outros suas convicções internas, padrões de comportamento e pensamento são definitivos para o seu objetivo, o importante é entender como se manter motivado diariamente.

Somos diferentes uns dos outros, nos motivamos de formas diferentes: para alguns, lugares e coisas é de suma importância, para outros, pessoas e atividades é o que importa. Temos aqueles que precisam de regras, de alguém que os direcione para os resultados, com horário marcado, como aquele antigo “bater cartão”. Já para outros a liberdade é Tudo!

Seja o que for, nós temos os porquês, os motivos pelos quais nós fazemos o que fazemos, desde procrastinar e hesitar a fazer alguma coisa, a partir para decisões bem feitas ou mal feitas.

Qual é o seu Porquê?

O que te leva a ficar na sua zona de conforto, o que você ganha permanecendo nela? Tudo que fazemos ou deixamos de fazer temos motivos por trás, por vezes, os alimentamos até o momento de mudar, dar um basta nas nossas limitações. Nesse instante, questiona-se muitas coisas: a sociedade, os padrões de comportamento, a forma de pensar e agir – inclusive a forma em que fomos educados. Começamos a questionar diversas coisas e muitas vezes não sabemos porque estamos desmotivados. Partimos, então, para o processo de conhecimento e/ou autoconhecimento.

Fato é que, quando crescer pessoalmente e profissionalmente, percebendo o que é bom e o que é ruim para gente, e conseguimos ter clareza para questionar alguns padrões, então surgem os conflitos internos: “eu devo manter a minha comunicação da forma que está?” “Eu devo aguentar determinadas coisas que estou aguentando hoje?” “Eu estou fazendo da forma que eu quero fazer aquele trabalho?” Ou até mesmo: “as coisas que eu faço, fazem bem para mim?”

Muitos questionamentos começam a reverberar em pensamentos construtivos ou destrutivos, e isso nos traz motivação – uma ação contínua, ou desmotivação. E quando se está desmotivado acabamos caindo na armadilha dos comportamentos indesejados, ou melhor, das emoções que causam esses comportamentos indesejados.

Três Pilares para  trabalhar a Automotivação

  1. Liberdade – Autonomia para fazer as coisas que você acredita que são importantes: o seu horário, a sua forma de pensar e agir, mas, primordialmente, pensando no que é bom para você, e não no que é bom para as pessoas que estão influenciando na sua vida. É chegada a hora de pensar que você tem livre arbítrio para dizer: “não” para as coisas que devem ser ditas, saiba, quando se diz “não” para alguma coisa, você está priorizando outra coisa. Entenda se está fazendo parte da sua motivação essa autonomia, se você está desmotivado e não tinha entendido até agora o porque, esse é o primeiro passo.
  2. Competência – Você se dedica às coisas que faz e as realiza com excelência? Mantenha foco e concentração para alcançar os resultados que você deseja. Não é ser “perfeccionista” mas, dar o melhor de si no que se faz. Muito da nossa motivação vem em dar o melhor de si para as coisas que nós gostamos de fazer. Talvez, questionar-se se não está conseguindo dar o melhor de si nas suas ações, vida pessoal e vida profissional, será que alguma coisa deve ser mexida? Ou, talvez, você não tenha determinada competência e precisa evoluir, desenvolver, como aquelas competências sócio-comportamentais – onde você trabalha relacionamento interpessoal.
  3. Propósito – Encontre o seu propósito, a sua motivação, não curto prazo, de prazeres imediatos, mas sim, de uma causa maior, que vai refletir na Felicidade intrínseca, dentro de você, o fazendo alcançar o que deseja na sua vida. Quando você encontra o seu propósito, o motivo pelo qual a sua essência está ali dentro, não existem barreiras, pessoas, influências externas, que possam fazer você parar de buscá-lo.

Com esses 3 pilares primordiais para sua automotivação, começamos a olhar para  algumas coisas que até agora não pensávamos, afinal de contas, quando descobrimos sobre nossa liberdade pessoal, prestamos atenção em nossa competência enquanto nos divertirmos com o nosso propósito!

Faça do interior da sua mente um lugar maravilhoso para se viver! – Richard Bandler

Você pode saber mais sobre o tema através do nosso Vídeo no YouTube, ou Podcast no Spotify.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *