Como a PNL interage com Nutricionistas

Tempo de leitura: 6 minutos

Como a PNL interage com Nutricionistas

Como a PNL interage com Nutricionistas

Profissional da área de nutrição são fervorosos e engajados no processo de sensibilização, sobre o corpo e a mente estarem em equilíbrio para a saúde. É comum, para profissionais dessa área, observar os seus pacientes desmotivados, procrastinando, não cumprindo os diversos planos que foram alinhados. Quantas coisas passam dentro de um consultório, em que o nutricionista busca a saúde do seu paciente, que muitas vezes, não entende sobre a necessidade de alcançar determinados resultados. Por isso, vamos falar um pouco sobre Como a PNL interage com Nutricionistas.

Diante desses cenários, trouxemos algumas estratégias para você implementar no seu dia a dia, através da Programação Neurolinguística, onde alcançará motivação, engajamento, evitar procrastinação e desculpas, alinhamento de meta e, principalmente, o engajamento para a busca do resultado.

Dentro do sistema humano como um todo, cada pessoa é uma pessoa, e determinadas situações devem ser muito bem esclarecidas para que possa se entender e entrar realmente no projeto, dentre elas, suas experiências passadas, crenças limitantes, valores, e até mesmo, o cenário – o ambiente onde está inserido. Isso, e muitas outras coisas, podem afetar constantemente no plano alimentar.

Conexão e Confiança

A Programação Neurolinguística é uma base estratégica para esse processo acontecer. Para um Nutricionista pode começar desde seu posicionamento como profissional até a sensibilização sobre o projeto com uma pessoa ou com um grupo de pessoas. Conexão, confiança e congruência receita para que haja engajamento, interação e alavancagem para o resultado. Estamos falando sobre empatia e carisma, bem como a influência. O Rapport e o trabalho de percepção ajudarão para um relacionamento fluído, uma comunicação influente e a sensibilização para o resultado.

Caso não haja uma conexão bacana com o seu paciente, como espera que ele conte sobre a sua intimidade, como fazê-lo entender que o dinheiro investido pode trazer resultados? As pessoas precisam entrar em um sistema de conexão, onde haverão barreiras a serem ultrapassadas e aquele profissional precisa ter empatia e carisma para fazer abordagem estratégica.

Leia Conexão de Alto Nível.

Quais são as dores do seu paciente?

Um dos maiores enfrentamentos de todos os tempos é o alinhamento do que se quer, de onde queremos chegar, em outras palavras, nossos objetivos. Para você que realiza atendimentos, intervenções individuais ou em grupo, a dificuldade está no alinhamento sobre o estado desejado do seu paciente/cliente. Vamos imaginar um caso prático, com você nutricionista, onde o paciente chega relatando não conseguir adequar-se ao planejamento projetado para emagrecimento. Então, você começa a explorar as diversas respostas e entende que se trata de compulsão alimentar. Como reverter esse hábito instalado?

Muitos dos nossos hábitos instalados vêm por nossas relações de infância ou experiências ruins na vida adulta. Trabalhar com esse cenário significa traçar um novo caminho, uma nova história, o que representa muito para quem está nesse processo. A Programação Neurolinguística recebe com alegria a mudança de comportamento! Com diversas estratégias, ela pode estruturar a pessoa a fim de reforçar recursos internos e ressignificar históricos de vida.

Aposte! Metas bem formuladas, ou uma boa formulação de objetivos e metas, é algo estratégico no seu processo, além de Swish, ressignificação, submodalidade, sistemas representacionais, rapport e tantas outras técnicas para você alcançar resultados!

Submodalidade, Ressignificação e Swish

Mudança de hábito, compulsão alimentar, vontade de comer besteira, fazer sem pensar, procrastinar, até mesmo, uma alimentação saudável, entender que o mais fácil ou mais ágil, é aquilo que se precisa/quer fazer. O cérebro é um economizador de energia nato, gosta de economizar energia, gosta de fazer sempre a mesma coisa, portanto, você profissional precisa ser estratégico para o processo de mudança.

A PNL traz 3 técnicas pontuais que ajudarão você:

  1. Submodalidade: trabalhando cenários mentais, distorções da realidade, gatilhos, por exemplo, o que dá o start para a compulsão.
  2. Ressignificação: pense sobre o histórico de vida, sobre memórias muito recentes, ressignificação do seu estado atual, e até mesmo, sobre alavancagem de um futuro promissor.
  3. Swish – muito utilizada em processos de reeducação alimentar, permitindo a pessoa passar a ter gosto pelo novo cardápio e retirando do seu alvo o que não pode comer. Uma mudança rápida, eficiente, e que faz todo o sentido no processo de mudança.

O Grande Calcanhar de Aquiles

Para todas as pessoas que trabalham em processos de mudanças mentais, as crenças limitantes são, com certeza, a dor mais profunda de seus pacientes, trata-se do que já está enraizado  sobre o que se consegue e o que não se consegue. Sobre o potencial, poder interior, possibilidade, aceitação, e até mesmo,  julgamento.

As crenças limitantes são cirurgicamente trabalhadas dentro da Programação Neurolinguística e isso é esplêndido! O primeiro passo é entender pensamento, cenário mental limitante. Uma vez entendido, trabalha-se no processo de ressignificação, que é uma excelente estratégia de PNL. Ressignificar sobre esse bloqueio, entender de onde vem, para onde vai, o que acontece, quais são os impedimentos, quais são as perdas sobre tudo isso. Então, começar o processo de mudança, de imagens mentais, de percepções e forma de agir e pensar.

Portanto, metamodelo, ressignificação, submodalidade, visualização e tantas outras estratégias e técnicas de PNL que estarão sendo inseridas dentro do seu atendimento e da sua abordagem eficiente e assertiva. Como grande Calcanhar de Aquiles, as crenças limitantes devem ser derrubadas, já que podem comprometer todo o seu processo.

A PNL traz inúmeros benefícios para as suas abordagens, para os seus pacientes, dentro da sua estrutura profissional. O trabalho é tão profundo que sensibiliza para um novo estilo de vida, reeducando a sua mente. Especialmente para você, profissional de nutrição, que poderá trabalhar com processos estratégicos para reestruturar e reeducar a mente do seu paciente.

Inscreva-se agora mesmo para a nossa Formação Internacional e PNL, faltam poucas vagas para a 2ª Turma.

Aproveite e saiba mais sobre o tema através do nosso Vídeo no YouTube, ou Podcast no Spotify.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *