Comunicação Assertiva: 4 Dicas para ter essa habilidade estratégica.

Tempo de leitura: 6 minutos

Comunicação Assertiva

Comunicação Assertiva: 4 Dicas para ter essa habilidade estratégica.

Entendermos sobre Comunicação Assertiva é extremamente importante para passarmos a nos movimentar melhor e termos relacionamentos de sucesso. Isso faz parte do nosso dia a dia. Isso faz parte da nossa vida como um todo.

Qual é a melhor comunicação para você se comunicar no seu trabalho, na sua família, e principalmente, você com você mesmo?

A nossa comunicação não se resume ao que falamos, mas sim ao que o outro também compreende. Porque não adianta nada falar mil palavras se o seu ouvinte não pegar a informação!

Então, como posso saber o que o outro entende?

Aqui trazemos DICAS estratégicas para você Resolver de uma vez por todas sua forma de se expressar.

 4 Dicas para você possa ter uma Comunicação Assertiva e Eficiente

Congruência

É imprescindível termos congruência na nossa comunicação, do que nós falamos com o que nós expressamos – a nossa linguagem não verbal. A linguagem não verbal fala muito mais que você imagina.

Lembre de algum dia que você possa ir com muitas pessoas em algum restaurante, bar, etc. Então, você começa a captar como cada pessoa se comunica com o mundo pela linguagem não verbal. A postura, assertividade da entonação da voz, micro expressões, entre outras informações que você possa captar. 

Importante deixar bem claro, cada palavra que sai pela sua boca faz parte da linguagem verbal, no entanto, seu ouvinte pode pegar outras informações em você que podem dar uma conotação totalmente diferente da mensagem que você quer passar!

Portanto: 1º cuide sua postura; 2º cuide a entonação da sua voz; 3º perceba as palavras colocadas na sua expressão; 4º direcione seus olhos para quem você deseja passar essa mensagem; 5º fique sempre atento à receptividade e resposta dada pela outra pessoa frente ao que você disse.

Compreenda como você está se vendendo.

Perceba o que você está falando. Como você está se apresentando publicamente?

Todos os dias nós temos que nos vender, para a nossa família – nós temos que persuadir na educação dos nossos filhos, para os nossos colegas de trabalho, para as nossas chefias, para as pessoas que nós convivemos.

Quem é treinador ou trabalha com processos de coach, por exemplo, basicamente passa por um período importante de exposição, está sendo observado por muitos olhares curiosos. Congruência é o ponto chave para o sucesso!

Então, a forma com que nós nos vendemos é a forma que nós acreditamos que somos. Nós não podemos ter aquele ditado “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”, temos que mostrar que o que falamos aplicamos na nossa Vida!

Acesse já a nossa série sobre Comunicação.

Comunicação Assertiva

Entenda como estão os seus ruídos de comunicação

Você já ouviu alguém dizer: “eu não misturo trabalho com vida pessoal”!

Esta enganado quem pensa que essas duas interfaces não se misturam. Na linha da vida executiva elas estão totalmente ligadas, quando a vida pessoal esta em baixa, dificilmente a estabilidade no trabalho acontecerá.

Nossa linguagem não verbal é poderosa e pode nos denunciar! Em alguns momentos as pessoas irão notar que você está com uma emoção negativa, você dará pequenas pistas para que a percepção ocorra, nossos comportamentos acabam entrando no piloto automático, ou seja, ficam inconsciente.

Logo você escutará: “o que que aconteceu hoje que você está assim?” Isso ressalta a importância da congruência, de que a comunicação não é apenas falada, mas também, sentida.

Por vezes, estamos em algum ambiente e sentimos que algo aconteceu naquele lugar, que o clima está estranho ou pesado. Como também pode acontecer de estar em um ambiente alegre e espontâneo, que te dá vontade de continuar ali.

Tome cuidado com isso e busque estratégias para estar equilibrado emocionalmente!

Talvez, você não saiba como controlar suas Emoções, eu posso te ajudar através da Série Como suas emoções podem fazer você conquistar resultados extraordinários.

Não faça Leitura Mental

Também é extremamente importante perceber o que estamos falando em casa, para nós mesmos, e para as outras pessoas. Termos clareza de qual mensagem estamos transmitindo e se o nosso ouvinte está realmente entendendo o que queremos passar.

Nós, seres-humanos, fazemos muita leitura mental, e isso é extremamente perigoso. Alguém pode falar uma coisa e você entender/concluir outra completamente diferente. Pense agora, talvez você tenha passado por isso, questionou-se sobre seu entendimento quanto à outra pessoa, ou ficou em dúvida se conseguiu passar a mensagem correta. 

Temos experiências, crenças, valores, percepções diferentes uns dos outros, desta forma, todo cuidado é pouco quando estamos frente à uma situação delicada, não falar também é uma forma de comunicar-se… e pode ser estratégica, pense nisso!

A leitura mental faz parte de uma categoria, dentro da Programação Neurolinguística, chamada Metamodelo de Linguagem, e subcategoria Distorção. Importante deixar registrado aqui que no temos o dever, nem o direito de ler mentes, use o poder da Pergunta!

Perguntas como: “O que você está pensando?”, “Quem disse isso?, “O que você quer dizer com isso?” são estruturas que podem ajudar você a entender a exata experiência por trás da mente da outra pessoa, aliás, algumas pessoas, infelizmente, acabam desorganizando-se mentalmente com tanta informação, e você, através de perguntas e não julgamentos, poderá ajudá-la.

Atenção: tenha certeza sobre a informação antes de se posicionar!

Dica Bônus

É fundamental passarmos a acreditar no nosso potencial. Orgulhar-se do que nós conseguimos alcançar é um grande passo. A nossa comunicação eficiente, assertiva, influente e persuasiva faz parte de acreditarmos no nosso potencial. E que nós podemos obter sucesso por trás disso.

O tempo todo nós estamos buscando nos aprimorar. As pessoas que não buscam isso, podem estar na sua zona de conforto, não conseguindo perceber seus erros e tão pouco desejando mudar a forma de se expressar com o mundo!

Lembre, o mundo está mais rápido que podemos acompanhar, Desenvolvimento Pessoal com a PNL certamente lhe colocará em um patamar superior à muitas pessoas que não buscam processos estratégicos que a Programação Neurolinguística pode oferecer!

Você pode entender entender mais sobre Comunicação e toda a estrutura por trás de estratégias eficientes na nossa série Comunicação de Alto Impacto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *