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Persuasão: 6 Alavancas para o Sucesso!
A pessoa média não tem absolutamente nenhuma ideia de como falar e se posicionar de forma persuasiva e influente, talvez, nem saiba que existem técnicas e estratégias para serem utilizadas. Por isso, hoje eu trago algumas ferramentas que podem te ajudar, são alavancas para o sucesso da Persuasão.
Fato é que existem 2 razões principais para isso: Primeiro, não é algo que você aprende na escola ou em casa. Na realidade, você aprendeu tudo, menos aprender a vender seu peixe. Você recebe uma educação para conseguir um emprego, mas, não aprende a convencer seu chefe. Você aprende a ser um bom parceiro, contudo, não aprende as habilidades necessárias para convencer alguém a sair para um encontro.
A segunda razão tem a ver com variáveis que impactam drasticamente a sua habilidade de persuadir. Portanto, compreender a psicologia básica de como cada pessoa opera internamente, seu sistema operacional e seus aplicativos instalados. Acredite, podemos ter todos os ingredientes, mas sem o passo a passo dificilmente o bolo irá crescer.
Autoconsciência
Para ser persuasivo, você precisa estabelecer um relacionamento com o outro. Por isso é necessário estar alinhado com as crenças, pensamentos e valores do seu público, conhecer bem seus desejos e, o mais importante, os seus sentimentos.
Para isso uma escuta atenta e estruturada e então, com perguntas poderosas, você poderá alcançar as profundezas do subconsciente da pessoa!
Dica: as perguntas poderosas podem ser: O que? Quando? Onde? Quando? Quem? Como?
Para ter autoconsciência é necessário entender sobre Emoções. Certamente, a nossa série Como suas emoções podem fazer você conquistar resultados extraordinários pode te ajudar.
Autenticidade
Somos sensitivos e sabemos quando algo não está bem. Os animais e os seres humanos são sensivelmente ativados a qualquer coisa diferente do normal, isso aciona o dispositivo: “PERIGO À VIDA! TENHA ATENÇÃO! RESPONDA RÁPIDO!”
A congruência é a palavra chave! Percebemos quando a pessoa não é autêntica. Se você não acredita no produto que vende, no serviço que está prestando ou até mesmo no seu potencial, é chegada a hora de refletir: Você gosta do que faz? Faz sentido para você? Tem essa competência?
A partir daí você vai notar o quanto é importante demonstrar o que você ensina e dar o exemplo.
Aptidão
Conhecimento e experiência são facilmente percebidos. Contudo, aptidão é sobre o conhecimento real, a experiência sobre a familiaridade e habilidade. Entretanto, a percepção é a ligação do mundo externo combinado com sua aptidão e experiência para saber se posicionar.
Você trabalha todos os dias agregando experiência, credibilidade e conhecimento nos tópicos que irá compor o núcleo da sua mensagem. Aliás, você faz isso desde que nasce, com o tempo apenas se especializa mais em uma coisa que outra.
Seja aberto para aprender sempre mais, desenvolva seu potencial com cursos e aplique tudo que aprendeu.
Autoridade
A maneira como você se posiciona e entrega sua mensagem, dará ao seu público uma sensação de saber se você entende do que está falando e o quanto ele poderá acreditar em você.
Você usa palavras poderosas e bem aplicadas? Agita as emoções das pessoas? É escutado? Sua voz tem riqueza e ressonância? Você usa gestos e pausas para dar ênfase à sua mensagem?
Todos estes são fatores importantes para saber se o seu público percebe que você é uma autoridade sobre o assunto. Bem como demonstrar suas titulações, embasamentos racionais e ter humildade.
Flexibilidade
Você precisa estar em sintonia com o seu público, seja para uma pessoa, um pequeno grupo ou uma plateia. O Poder do Camaleão dá a você habilidade de sensibilizar diversos perfis de pessoas que você terá que influenciar e persuadir, afinal, isso será demonstrado pelo seu poder de atrair e ser ouvido.
Seu sucesso será um pouco dependente do quão adaptável você é, e como pode se comportar diante de diversas situações inimagináveis! Lembre-se, você está sempre sendo observado. Procure feedbacks de pessoas diferentes, próximas e desconhecidas, para seu crescimento, aperfeiçoamento constante é a chave do negócio.
Capacidade Articulatória
O quão habilidoso com palavras você é? Você tem clareza de que a palavra certa expressada com a emoção correta fala mais que um discurso?
Tudo dependerá do cuidado na forma de se expressar, sempre percebendo a quem será dirigido essa mensagem. Ação, vitalidade, sensibilidade, entre outras, transmitem sua ideia.
Estude sua abordagem: Qual o seu público? O que, no lugar deles, você gostaria de escutar? Que modelo de mensagem vai passar? Que emoção você quer despertar?
O que você acha de saber se comunicar? A nossa série Comunicação de Alto Impacto pode te ajudar.
Como seria se soubesse Persuadir?
A Persuasão é uma ferramenta essencial para o processo de Comunicação. Segundo Robert Cialdini, “Quem quer persuadir precisa confiar não no argumento certo, mas sim na Palavra Certa”.
Nós seres-humanos, utilizamos recursos emocionais que buscam convencer o outro sobre determinada ideia ou a realizar uma ação.
Durante todo o nosso processo de aprendizagem, somos persuadidos e influenciados. Basta agora sabermos, como usar esses gatilhos que nos chegam o tempo todo ao nosso favor.
Com o nosso curso Influência, Persuasão e Estratrégias de Neuronegociação, você terá a habilidade estratégica de entender todas as influências que te impactam diariamente, assim como impactar outras pessoas através de uma persuasão eficiente.