RH e o Novo Normal com a PNL

Tempo de leitura: 4 minutos

RH e o Novo Normal

RH e o Novo Normal com a PNL

Hoje as empresas estão tomando novas frentes e atitudes. Com isso, as estruturas estão mudando e as pessoas se adaptando para um cenário ainda incerto. Percebemos que, logo no início do cenário pandêmico, os profissionais da área de Recursos Humanos sofreram muitos desafios, e quem pode afirmar que outros mais não virão? Nesse artigo, nós falaremos sobre os Profissionais de RH e o Novo Normal.

Administrar, gerir, instruir, alinhar, entender e escutar – grandes pontos a serem considerados quando falamos desse setor, desses grandes profissionais. Felizmente, em nossos treinamentos tivemos a possibilidade de interagir com centenas desses profissionais, assim percebemos que muito além de uma carreira, os profissionais de RH dedicam-se ao bem-estar e mediação de interesses, sejam de líderes ou colaboradores.

Como estrategistas e organizadores do ambiente, esses profissionais precisam de algumas habilidades importantes para o desenvolvimento das suas atividades, afinal de contas, também têm a tarefa de estarem motivando e engajando, pensando no crescimento e desenvolvimentos de seus colegas.

Estruturas de PNL para profissionais de RH

Há muito tempo que os profissionais de RH não são mais vistos por rodar a folha de pagamento, são pessoas que estão ali para dar apoio emocional e humanizar as estruturas das companhias. Visão, colaboração, flexibilidade, adaptabilidade, motivação, liderança, criatividade e tantas outras habilidades que esses profissionais terão que ter nesse “Novo Normal”.

A PNL é muito estratégica quando falamos de relacionamento interpessoal, visto que ela trabalha as percepções: empatia, carisma, alinhamentos internos relacionados aos valores, crenças – principalmente limitantes –, comunicação e inteligência emocional.

Pela nossa experiência, desenvolvendo e treinando profissionais desta área em nossas Formações e Cursos, vamos trazer algumas estruturas da PNL que irão auxiliar esses profissionais a desenvolverem com maestria suas atividades.

https://open.spotify.com/episode/2ZHl0hM5WqoPuezXqDlmov

Gestão de Conflitos

Uma composição entre manutenção da ordem, como pela empatia e percepção das partes envolvidas, e busca da melhor alternativa para o acordo. Sendo assim, coerente a aplicação da metaposição com Rapport, acuidade sensorial, comunicação eficiente e influente podem ser bons condutores desse processo.

Sensibilização sobre investimento

Influência e persuasão, portanto, defender o seu ponto de vista. Significa sensibilizar sobre um processo que seja importante para companhia investir. Todos os dias, profissionais de RH são mediadores sobre inovações de mercado e aceitação dentro do ambiente corporativo. Neste ponto, a PNL atua de uma forma muito sensível e profunda com a influente Linguagem de Milton, trazendo sutiliza e convencimento, e o alinhamento corporal com reforços da postura, projeção de voz, entonação do profissional para a venda da ideia.

Motivação

O cenário atual transparece a importância de motivar a equipe para alcançar a Alta Performance. Ocorre que, motivação externa não basta pois em poucos dias esse investimento de tempo e dinheiro caem por terra. A PNL trabalha na motivação intrínseca, que vem de recursos internos, que pode contaminar o ambiente externo determinando, a longo prazo, o resultado contínuo!

Criatividade

Como não investir nessa habilidade se sabemos que soluções diferentes serão importantes para esse Novo Normal? A PNL trabalha com estratégias para ativar essa veia de criação, desenvolvendo profissionais muito além do produtivo e focado em resultado, mas aquele que trará o caminho mais curso e menos “caro”.

Flexibilidade, Adaptabilidade e Inteligência Emocional

Há quem diga que recrutadores selecionarão novos profissionais através de sua capacidade de serem flexíveis e adaptáveis às mudanças. Estamos dentro de um novo mundo, de Cisnes Negros, que trarão repercussões e muita histórias para contar. Precisamos então, de estratégias para alocar profissionais nesse novo espaço, sensibilizando sobre a importância de ressignificar eventos e focar no que traz resultado para todos.

Por trás de tudo isso, navegamos em emoções diversas que nos fazer ter decisões assertivas e outras equivocadas, a inteligência emocional, neste momento, será cirúrgica para o processo de acolhimento, desenvolvimento, direcionamento de demandas e tantas outras situações que possam impactar o dia a dia. Essa habilidade deve ser estar instalada tanto em profissionais de RH como nas pessoas que irão interagir com estes.

Você, profissional de RH, quanto está pronto para esse Novo Normal, que habilidades você irá necessitar para desenvolver seu trabalho com Maestria?

Para saber mais sobre o tema, assista o nosso vídeo no YouTube, ou ouça o Poscast no Spotify.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *