8 Estratégias para planejar seu Ano

Tempo de leitura: 6 minutos

8 Estratégias para planejar seu Ano

Frequentemente eu percebo que as pessoas não entendem o poder da sua mente e que tudo está guardado dentro do cérebro, esperando para ser colocado em prática. Ocorre que normalmente essas pessoas não se dão conta disso e procrastinam inconscientemente deixando de viver a vida que tanto gostariam. Neste artigo eu trago 8 Estratégias para Planejar o seu ano.

Primeiro eu sugiro que você faça um balanço sobre tudo que passou durante o ano que terminou e como iremos conduzir esse novo ano que acabou de chegar.

Todos nós sabemos que os últimos anos estão sendo desafiadores, e nós como seres humanos, e não robôs, estamos à mercê de um estado emocional adequado para esses enfrentamentos.

Nesse período do ano, as pessoas querem tudo, mas o tudo é muito intangível, isso se explica pelo fato de não projetarem de forma adequada onde desejam chegar, o passo a passo. Por isso, acabamos procrastinando e deixando nossos sonhos das promessas se perderem na imaginação.

(DICA: faça isso em uma papel para que tenhas visualmente projetado)

Clarifique as emoções ruins

Com nossa Série Como suas emoções podem fazer você conquistar resultados extraordinários fazer esse passo será mais simples.

Verifique no seu dia, qual o momento que menos consegue se controlar. Estamos falando de emoções ruins, qual emoção toma conta de você? Tendo a autoconsciência dessa emoção você pode se perceber em que ponto agir.

Um dia tem 24 horas, e é preciso clarificar o que acontece em relação as suas emoções negativas durante esse dia, desde o momento que acorda até o momento que eu vai dormir. Assim, é muito importante entender sobre a revolução das emoções e traçar um gráfico do que vai acontecendo durante o dia que vai disparando emoções negativas para você. 

Perceba seu diálogo interno

Caso você não saiba, a mesma comunicação que você mantém com o mundo exterior, também está no interior da nossa mente. Sendo assim, a todo o momento você fala consigo mesmo e essa comunicação pode ser empoderadora, ou sabotadora.

É imprescindível que você entenda sobre a sua comunicação interna. Visto que, nós falamos milhões de palavras por dia é muito importante que você tenha a clareza sobre o que acontece na sua cabeça reflete totalmente no seu dia, e isso não é uma pessoa ou outra, são todas as pessoas.

Nosso diálogo interno é muito forte, nós colocamos empecilhos para as nossas competências o tempo todo, e nós temos que trabalhar em cima dele. Anote seus mantras negativos e positivos: o que você fala para si mesmo durante todo o dia, desde de manhã até à noite? Escreva todas as mensagens que você passa para você mesmo, desde os pensamentos e sentimentos ruins até os mais positivos. Análise quais diálogos internos você está tendo.

Entenda mais sobre Comunicação através da Série Comunicação de Alto Impacto

Assuma a Responsabilidade

Dentro dessa autoconsciência do que está sentindo e do seu diálogo interno, é necessário perceber/entender que você é responsável pelos seus resultados. Assim sendo, analise quantas situações você já responsabilizou coisas e pessoas por não ter conseguido alcançar seus resultados.

Pense no que não deu certo? Coisas que você não conseguiu alcançar: metas, arrumar alguma coisa, fazer uma viagem, conseguir alcançar seu objetivo financeiro, se qualificar, cuidar da sua saúde, etc. A quem você responsabilizou? A que coisas você responsabilizou? Ao seu tempo? Será que todos esses fatores são realmente os culpados de você não ter conseguido atingir esses resultados?

É primordial que você assuma a responsabilidade das coisas que você não conseguiu alcançar, e então buscar respostas de cada coisa que não alcançou e com isso ser extremamente estratégico.

Faça um alinhamento

Chegou a hora de você entender que seus comportamentos devem ser aprimorados. Fazer um alinhamento é entender as coisas que eu não quero mais e as coisas que eu quero passar a querer. Então, nessa folha você fará duas coluna: Na coluna 1 – o que eu não quero mais. E na coluna 2 – o que eu quero agora.

Na coluna 1, você vai trabalhar em cima de todas as coisas que você não quer mais, coisas que possam vir a lembrança, coisas que você fez, comportamentos, atitudes. Amizades equivocadas, problema de família. Assumindo a responsabilidade, coisas ruins e que você não admite mais. Afinal, é muito importante ter a clareza de coisas que estão atrapalhando na sua vida.

Na coluna 2, coisas que você quer passar a fazer, atitude que você quer ter, intenções e energias positivas. Sensações e emoções que te farão bem. Coisas que você quer passar a ter.

Trace seu Objetivo

Qual verdadeiramente é seu objetivo para esse ano?  Esse objetivo é onde você quer chegar, seu foco. Esse objetivo precisa ser positivado, ele precisa ser o que você quer.

O que normalmente acontece, as pessoas ficam dizendo o que elas não querem, e isso faz parte do alinhamento. Agora o que importa é saber exatamente o que quer para esse novo ano. Então, chegou a hora de pensar no seu objetivo, no seu foco. O que você quer alcançar?

Respire-o. Coloque-o no papel. Olhe! Sinta esse objetivo e visualize atingindo-o.

Como você está se sentindo?

O que você está vendo?

Quem são as pessoas que estão contigo ou estará sozinho (a)?

Faça essa mentalização de como você quer estar no último mês do ano. Você pode desenhar essa visualização.

Trace as Submetas

Sabemos que muitas vezes os objetivos são tão grandiosos e cheios de esperança que apenas desejamos chegar neles. No entanto existem obstáculos, e comumente o foco é apenas em chegar no objetivo, mas não se tem consciência de que para chegar lá é necessário subir escadas.

Então vamos alinhar as submetas para que esse caminho seja mais consciente e estratégico. Portanto, olhando sua Grande Meta, quais serão suas escadas, suas submetas? O que será necessário para que você chegue no seu objetivo final.

Seja Compromissado

Agora você deve pensar uma escala de comprometimento, de  0  a 10. Sendo que 0 é Sem nenhum compromisso e 10 Extremamente compromissado.

Quanto você está comprometido com essa meta? Essa é a sua métrica, sua mensuração.

Firme o compromisso

Coloque a data do dia que você firmou esse compromisso consigo mesmo e assine.

Esse é o seu contrato para chegar no seu objetivo e receber a boa notícia de que você chegou la.

Essas são estratégias para planejar o seu ano que te ajudarão a alcançar resultados extraordinários! Lembre-se que a única pessoa responsável por não conseguir alcançar seus objetivos é apenas você. Caminhe em direção a sua missão, se responsabilize-se e leve as pessoas que você realmente quer que usufrua desse com você.

Você também pode se interessar pelo nosso Vídeo no YouTube, ou Podcast no Spotify

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *