Casamento – Como preservar essa Sociedade

Tempo de leitura: 5 minutos

Casamento - Como preservar essa Sociedade

Casamento – Como preservar essa Sociedade

Sim, para você que não tinha percebido, casamento é sim uma sociedade, onde se tem colaboradores, sócios, resultados, etc. Precisamos ter um olhar para o que e como nosso relacionamento está indo. Sobre a saúde do negócio e se tudo está andando bem.

No último levantamento realizado na China, pós pandemia – se é que podemos falar pós nesse momento – registrou o maior número de divórcios da sua história. As circunstâncias do novo deixou muitas pessoas com emoções a flor da pele o que levou a decidirem o que era bom ou não para seu momento atual. Pensando em como poder auxiliar com esse tema, trazemos os 6 pilares para que você, juntamente com seu parceiro, parceira, possam saber como preservar essa sociedade: seu casamento, seu relacionamento.

São 6 pilares estratégicos para trazer uma leveza, união e contribuição.  Pense agora em uma companhia, de pequeno ou grande porte, existem pessoas, coisas e circunstancias que são resolvidas todos os dias. Agora, transporte essa mesma relação para sua vida pessoal, sua casa, seus filhos, pessoas que moram com você, seu animal de estimação, também e logicamente, os sócios: você, seu parceiro ou parceira. Esses 6 passos farão com que você saiba como resolver situações, trabalhar nas suas habilidades e melhorar a sua convivência.

Quanto mais velho, melhor!

Essa frase é muito conhecida pelos apreciadores de um bom Vinho. Assim como os vinhos de guarda, que quanto mais envelhecidos, melhores ficam. Os relacionamento também podem ser assim. Para isso, é importante que o casal trabalhar em conjunto e alinhados.

Mas, existe um cuidado e um carinho especial para com esses vinhos, e assim, com casais: o vinho é uma bebida delicada e requer sutileza para preservar seus sabores e aromas. Na vida a dois, a sutileza é essencial para lidar com os desafios do dia a dia, da sociedade, profissão e tantas outras coisas que possam influenciar. Essencial que, dentro da estrutura de um relacionamento se tenha parceria, apoio mútuo, confidência, amor e prazer. 

Sabemos que a união não é fácil e o casal passa por alguns obstáculos ao longo dos anos, porém o importante é saber e entender que as dificuldades passadas são experiências vividas, sempre é tempo de melhor mais e mais! 

Pilar 1 – Autoconhecimento

Autoconhecer-se, entender-se quem és, como reage as suas as emoções diante dos diversos estímulos externos, ou seja, as coisas que acontecem na sua casa, as coisas que escuta, as coisas que percebe, e passa a reagir. O que está rolando dentro de você, o que você quer realmente com relação a estar com alguém, quais são os valores que, talvez, você traz da sua família de origem. Quais experiências, coisas nas quais acredita com relação a relacionamento. Autoconhecimento é isso, é entender onde está e para onde quer ir.

Pilar 2 – Escaneamento

Escanear é entender sobre movimentos, atitudes, crenças e valores do Outro, que talvez possam vir da família de origem e, também, o objetivo de estar com você. Perceber e entender o outro, quais as experiências, crenças, valores. O quê para o outro é importante. 

Esse escaneamento é fundamental para te apoiar no amadurecimento e entendimento desse relacionamento.

Pilar 3 – Match – Faça Combinações

Aqui a base toda é saber o que vocês têm em comum, o diferente, e como fazer esse encontro de experiências, valores e crenças se tornar estratégicos para o relacionamento dar certo. Além disso, a junção de ambas percepções e modos de ver o mundo podem ser tão bem conciliados que vocês passam a forma um atrelado ao relacionamento!

Aqui haverá o momento que o entendimento de valores e crenças opostos podem se complementar, ou mostrar por que seu relacionamento não vai bem… Aqui você poderá entender se está abrindo mão do que é importante para você e como resultado tristeza, desmotivação.

Pilar 4 – Empatia e Comunicação Assertiva

Entrar na pele do outro é um dos grandes desafios num relacionamento. Percepção, respeito e compaixão são palavras importantes para a empatia acontecer. É essencial vestir a pele do outro, entender sobre o que ele está passando, para haver cuidado mútuo, habilidade de escolher o melhor momento para agir. 

Além disso, comunicação clara e assertiva! Base para evitar mal entendido… Conversas francas, abertas, que sejam construtivas. Dentro de um relacionamento é importante ter conversas francas, abertas, que sejam construtivas. Dar ciência sobre o que sente, o que pode ser mudado e como irá se comprometer para melhor! E melhorar!

Pilar 5 – Alinhamento das Metas para o Casal

Converse com a pessoa que você escolheu para a sua vida e alinhe as metas do relacionamento de vocês, onde vocês pretendem chegar? E como vocês irão caminhar até esse objetivo?

Alinhamento de metas significa olhar para o mesmo foco, trabalhar em conjunto, equipe, este é o espírito de um casamento também.

Pilar 6 – Cuidado Ativo

Existem várias coisas que precisamos ter cuidado, como momentos de prazer, buscar surpreender o outro, procurar manter bons momentos juntos. Ter muita cumplicidade, muito apoio, estar junto!

Estar com alguém significa somar, acrescentar, estar melhor junto que sozinho, esse é um bom balizador para você perceber se seu relacionamento vai bem!”  Eduardo Buratto.

Cuide de quem está do seu lado

Zele pelo amor, respeito e a cumplicidade da vida a dois! Assim como o fogo, em uma fogueira, que precisa ser alimentado com lenha, caso contrário, essa chama começará a apagar e em pouco tempo esse amor acaba.  Cuidado e carinho, amor e respeito, para que com o tempo apenas se fortaleça.

Não é uma tarefa fácil, mas sim, é uma habilidade, sabendo que todo momento é um momento para melhorar. Aliás, para que o seu relacionamento fique cada vez melhor, deve existir uma conexão, uma reciprocidade, que automaticamente se transformará em um ciclo onde de reciprocidade, fazendo com que a chama, o fogo, fique sempre alimentado, cada vez mais forte.

Você também pode saber mais sobre Seres Antifrágeis no nosso Vídeo no YouTube ou Podcast no Spotfy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *