Como vencer seus Medos utilizando técnicas de PNL

Tempo de leitura: 6 minutos

Como vencer o Medo

Como vencer seus Medos utilizando técnicas de PNL

Como vencer seus Medos, uma sensação de perigo que pode ser real ou imaginária. Durante toda a nossa vida, o nosso cérebro vai captando informações, onde quer que seja, sobre tudo, e então constrói a programação neural. Nossos estímulos externos vão dando consciência, entendimento e significado sobre quem somos e para onde queremos ir. Estou aqui falando sobre nossas crenças, nossas limitações, os nossos valores, experiências e tudo mais.

Um dos maiores medos da humanidade é o de expor quem você é: seja falando em público, reuniões, ou o medo de julgamento. Por natureza, julgamos o tempo todo, escaneamos o ambiente como um todo e damos entendimento sobre o que foi captado pelos nossos 5 sentidos: se aquilo é legal ou não, e se faz sentido ou não, bom ou ruim, etc.

Do desconforto à fobia: E é aí que mora o perigo. Quando esse medo começa a impedir você, significa que é hora de dar o alerta. O grande ponto aqui é que o nosso cérebro alucina muitas vezes, distorce a realidade e transforma situações em medo fora da realidade, fobias e até crises de pânico.

Sentir medo é bom

Sentir medo é bom, pois evita que você corra perigo, que se exponha como atravessar uma marginal com carros passando, ou entrar no fundo do mar sem saber nadar. Instinto de sobrevivência, vindo diretamente da sua neurologia, pela amígdala, e também pelo nosso lobo frontal, sobre o que devemos ou não fazer. O nosso cérebro é estratégico, ele sabe muito bem quando nos proteger.

Diante de várias coisas que acontecem na vida, nós formatamos a nossa mente e direcionamos para aquilo que é certo e aquilo que é errado, o que não significa que está correto sempre. Como exemplo, algumas pessoas têm medo de dirigir, de agulha, de falar em público e outras não.

É preciso relacionar o que pode ser verdade e nos salvaguardar com relação a vida e integridade. Por outro lado, perceber o que está nos impedindo de fazer determinadas coisas, atividades simples como andar de bicicleta, caminhar na rua, conhecer  pessoas. Veja só, podemos ter medos muito simples à medos bem importantes. Como hoje você está?

Conheça algumas dicas de PNL para reverter o Medo

Entenda o seu Medo

Entenda o que está ocorrendo com você, desde quando ele te acompanha, talvez você não saiba, mas alguns medo são carregados desde a infância, e muitas vezes sustentados por uma vida toda sem que possamos nos perceber.

Você sabia que o medo transforma nossa percepção visual? Pessoas que tem medo de barata conseguem ver a barata muito maior do que a realidade, e vindo na direção delas.

Então: Como foi que tudo começou? Quem estava com você? Ou disse algo a você? O que acontece com seu corpo quando ele começa a agir dentro de você, onde sente e o que sente? O que passa imediatamente na sua cabeça? 

Respiração

A respiração ajuda você a acalmar sua mente, mostra que você pode raciocinar sem ter que correr. Utilize a respiração diafragmática, no abdômen, assim ela conduzirá para um melhor momento, de concentração sobre o que deve ser feito. Respire o quanto puder, com a mão no final das costelas, deixando ombros pesados e relaxados, sem mexê-los. Feche os olhos se necessário for.

A respiração peitoral está ligada ao estresse, que trabalha com seu cérebro para que ele fique em estado de atenção. Ao utilizar essa respiração em estado de medo, o cérebro entende que está em perigo e precisa correr.

Respirar corretamente significa trazer para a consciência, para o estado presente, para o momento agora, sobre o que está acontecendo com você. O medo faz pensar em coisas futuras, que possam, ou não, vir a acontecer como.

Estruture a sua Mente

Tudo o que a mente faz, o corpo sente. A mente trabalha o medo e o corpo sente sobre aquilo, faz passar mal, gritar, etc. Eles estão coligados e trabalham em equipe, podendo fazer com que paralise frente a uma situação: de um medo normal, para uma fobia, a um estado de pânico. Cuidado! Muitas vezes, o cérebro pode distorcer a realidade.

A nossa mente trabalha o tempo todo e a todo vapor, fazendo imagens mentais, falando consigo mesmo, etc. Diversas vezes essas imagens são muito maiores do que a realidade, e acaba boicotando o seu desenvolvimento. Essas coisas vão acontecendo com você o tempo todo e isso vem impactando diretamente no seu momento presente.

Trabalhe  as imagens ruins da sua cabeça, com um exercício simples: sente confortavelmente, feche os olhos e faça essa imagem ruim. Imediatamente depois congele a imagem, coloque branco e preto e vai afastando gradativamente, até que ela suma do seu campo de visão. Faça isso quantas vezes for necessário!

Trabalhe o seu Diálogo Interno

O diálogo interno é sua voz interior que questiona sobre quem é, lembra dos seus medos, e os reforça também. Faça essa brincadeira, reduza essa voz como no controle remoto, ou naquele rádio antigo, baixe até silenciar totalmente, e faça esse exercício tantas vezes quantas forem necessárias.

Você está trabalhando com o seu controle interno, como se estivesse programando e reprogramando algumas coisas, organizando as suas imagens mentais, do que deve ou não pensar ou, aquelas vozes que faz você cair, reduzir a energia, perder a coragem e a confiança.

A partir disso quando você começa a movimentar a sua mente de acordo com o que você quer, não permitindo imagens ruins e que a sua voz passe a ficar silenciada, para que você consiga viver uma vida melhor, conseguirá dar um basta no seu medo.

Ponte ao Futuro

A Ponte ao Futuro é uma boa estratégica para revertermos o medo. É você se colocando naquela situação em pensamento! Imagine vendo uma barata virando as costas e saindo. Imagine você dirigindo seu carro. Que tal você fazendo exame de sangue.. 

Isso faz com que você comece a acostumar, familiarizar, deixar bem confortável o seu cérebro, para que quando aconteça aquilo, ele não fique com tanto medo. Quanto mais você fizer melhor! Ajude sua mente a trabalhar com as novas conexões, novos caminhos neurais, onde desenvolverá flexibilidade, coragem, liberdade!

Inúmeras pessoas buscam a PNL para trabalhar diversas fobias e medos, coisas que podem atrapalhar o seu desempenho e/ou desenvolvimento. Trabalhar com os seus reforços de confiança, coragem e estratégias bem sucedidas para se livrar dessas sombras que podem estar acompanhando você por anos.

Com alguns passos estratégicos você começará a trabalhar na sua liberdade pessoal, fazendo do corpo e da mente um lugar maravilhoso para se viver, conheça a PNL e saiba que isso vai acontecer.

Saiba mais sobre o tema com o vídeo no nosso canal do YouTube, ou Podcast no Spotify.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *