Desenvolva a sua Autoconfiança em 7 passos

Tempo de leitura: 6 minutos

autoconfiança

Desenvolva a sua Autoconfiança em 7 passos

Autoconfiança, uma palavra que está atrelada a valores, essência, crenças, experiências. Para alguns excesso, para outros sua falta. Algumas pessoas entendem autoconfiança como protagonizar ou empoderar-se, no entanto ela está atrelada a muitas outras coisas, e principalmente a falta dela, quando falamos sobre conservadorismo, tradicionalismo e de tantas outras coisas que fazem com que os nossos caminhos sejam iniciados e mantidos naquela formatação. Neste artigo você conhecerá os sete passos para desenvolver a sua autoconfiança, afinal de contas podemos muito mais do que acreditamos.

Confiança, confiar no que se é, nos seus recursos, saber que é bom naquilo que faz, ou talvez, que já foi bom e que agora, somente, falta resgatar. Entender o processo da autoconfiança é extremamente importante para despertá-la dentro de você, confiar que sabemos o que fazemos, entender sobre o nosso potencial e se nós não temos esse potencial, o que se pode fazer para alcançar essa competência, essa habilidade. um ponto importante é trabalhar com ações massivas para buscar resultados assertivos e, principalmente, fazer com que tudo isso faça sentido.

Por qual rio você está Navegando?

Entenda por quais águas você navegando. São seus? O principal ponto aqui é entender que a nossa autoconfiança está em querer direcionar nossa energia, tempo, momento para o que faz sentido, o que você quer, no entendimento do que é bom para você. Portanto, o primeiro passo para autoconfiança é, decididamente, entender o você quer.

Coloque em uma folha em branco: seu objetivo. A Programação Neurolinguística pode auxiliar você a navegar o leme desse navio, a entender como você vai chegar lá e, principalmente, acreditar que é possível. Os recursos estão todos dentro de você!

Quais são os seus marcos?

Pare tudo, sente com uma folha em branco e algo para escrever. Agora é a hora de você entender sobre sua história de vida. Nesse papel, trace a sua timeline (linha do tempo) de hoje em direção ao passado. Pense em 5 momentos da sua vida sobre momentos que teve muito orgulho de você, sobre competência, habilidade, atitude, coragem.

Faça esse no risco no papel e coloque esses marcos.

Quais são as suas competências?

Uma vez feita a sua timeline, clarifique o que você fez muito bem, a forma que fez, emoções, etc. Sinta novamente esse orgulho, para cada ponto que você colocou ali como marco. que você fez maravilhosamente bem, que você reconhece, que você entende que é seu, é do seu potencial, veio de dentro de você, da sua competência, da sua habilidade, da sua mente, do seu corpo. Sinta!

Relembrar, sentir é viver! Viva esse momento novamente, ele é seu, resgate.

O que o seu corpo diz?

Outro ponto chave para a autoconfiança é sobre nossa postura, fisiologia. Acredite, influenciam nos seus sentimentos, emoções. Alinhar seu corpo com o que quer que ele sinta, corresponda, é primordial.

Faça um exercício rápido, lembre de quando está tímido, insegura, como o seu corpo fica? E quando está confiante, como ele se estabiliza? Transforme o seu olhar, forma de caminhar, alcançando a segurança e confiança, uma forma de alcançar isso é lembrando do exato momento da sua vida que estava assim: como você sentia, olhava, escutava, falava, sua respiração, etc.

Atenção: tudo o que a mente faz, o corpo sente. Tudo que o corpo sente, veio da mente. Trace novas formas de fazer, novos comportamento, reaja mesmo que em meio ao caos! Busque ter posturas confiantes e sua mente começará a traçar novos caminhos neurais, nova formatação, novo programa.

Processo de Crescimento

O processo de crescimento é você estar em constante evolução, perceber quais são as suas necessidades para o seu momento atual, procurar saber o que e como desenvolver essa competência, essa habilidade?

Desconfie de pessoas que acreditam estarem prontas. Estamos em um processo contínuo de crescimento. Como uma planta que vai crescendo, dando frutos e quando ela para de crescer, ela morre.

Nós também somos assim, nosso mundo faz com que tenhamos novas habilidades, novas competências, para se encaixar no momento atual. Desenvolva-se naquilo que você tem como habilidades não tão boas, competências não tão boas, os nossos gaps.

Quebra de Padrão

Se você vem pensando da mesma forma e obtendo os mesmos resultados, é hora de mudar a forma de pensar, é hora de mudar a forma de interagir com você mesmo. Se você percebe que a forma que você está pensando vem atrelado, talvez, a um padrão da infância, ou, de uma crença antiga, do ambiente onde você aderiu essa crença, e essa forma de pensar não está trazendo o resultado, quem sabe se não é o momento de você começar a mudar a formatação do seu pensamento, do seu programa interno.

Busque entender se aquela certeza que você está trazendo nas suas costas é uma verdade absoluta, ou ela está prendendo você fazendo com que  não alcance resultados e objetivos.

Sinta-se Merecedor

Agora é a hora de sentir-se merecedor, pela sua história de vida, entendendo que cada ponto que você passou foi importante para sua experiência hoje, pra ser quem você é. E ser grato, grato pela sua história, pelo que você conquistou com seu esforço, começar a expandir isso, querer mais, ir muito além do que você acredita que é possível para você.

Quando agradecemos, expandimos as possibilidades de alcançar muito mais coisas, de ir aonde nós quisermos ir, porque estamos reconhecendo algo que já passamos, que já fomoshábeis, tivemos competência.

Estes sete passos, são aqueles  que farão você começar o seu processo de autoconfiança, ou despertar essa autoconfiança. Vá muito além dessas paredes que hoje você está, do que as pessoas dizem que você pode. Conquiste o seu espaço, seja autoconfiante, protagonista e empodere-se nesse momento.

Se você quer saber mais, além das dicas que trouxemos nessa semana, procure saber sobre a última turma de 2020 da Formação Internacional em PNL. Além de trabalhar a sua autoconfiança de forma estruturada, a Programação Neurolinguística trabalha a comunicação, crenças limitantes, em um processo profundo de desenvolvimento pessoal e profissional estratégico.

Para saber mais sobre o tema, confira o nosso Vídeo no YouTube, ou Podcast no Spotify.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *