Como despertar a Criatividade

Tempo de leitura: 4 minutos

Como despertar a Criatividade

Como despertar a Criatividade

Nesse momento de reinvenção e reestruturação de negócios, devemos aflorar uma competência que muitos acreditam que nem mesmo a tem. Vamos falar sobre Como despertar a Criatividade, essa habilidade ranqueada em terceiro lugar como uma das competências que todo o profissional do futuro deve ter para estar inserido no mercado de trabalho.

Profissionais criativos são mais preparados para lidar com problemas complexos, para reinventar a estratégia e encontrar soluções vislumbrando novas formas de fazer. Afinal, nos dias atuais, é um grande desafio colocar, ou ter tempo para colocar, todas essas ideias na nossa jornada de trabalho.

A Adobe Create Magazine fez uma pesquisa nos Estados Unidos, em alguns países da Europa e Japão, chegando no seguinte resultado:

  • 25% das pessoas acreditam que utilizam sua criatividade na profissão;
  • 75% não consegue implementar porque necessitam ser mais produtivos, operacionalizar, do que inovar;

O ambiente influencia

Mesmo que um ambiente não seja favorável, temos que despertar essa competência como estratégia de alavancagem. Lembre-se: devemos pensar em nós, no que somos capazes, e não nos fatores externos que estão nos impossibilitando crescer.

Um o ambiente favorável em que as pessoas e circunstâncias ao seu redor, auxiliem para esse despertar no mundo criativo influenciam positivamente na entrega de resultados de cada um, afinal, nascemos criativos porque somos curiosos. Nossa curiosidade e vontade de se experimentar nos levou a descobrir o mundo e aprender com ele.

Haverá  sempre empecilhos para você fazer ou deixar de fazer, no entanto, o profissional do futuro, mesmo diante de várias demandas do dia a dia, seja a nível profissional ou pessoal, deverá ter sede de crescer, isso se chama autorresponsabilidade, protagonismo dos seus atos e escolher como alavancar os seus resultados.

Tony Robbins traz uma frase que costumo repetir internamente, quando algo dá errado e para todas as pessoas que estão sempre comigo:  “VOCÊ TEM DESCULPAS OU RESULTADOS, NUNCA OS DOIS!

Dicas estratégicas que poderão direcionar o desenvolvimento desta competência:

Acredite em si mesmo

Acreditar que a Criatividade está dentro de si mesmo é essencial. Muitas pessoas não se permitem experimentar, e acabam se autolimitando e o sonho se quebra logo de partida. Por isso, direcione seus pensamentos para aquela época de criança, desperte esse poder!

Não tem problema errar

Errar é humano, e isso significa aprender, ter novos movimentos e se permitir. O medo de errar vem da nossa cultura, aprendemos que precisamos ser perfeitos, a entregar sempre os melhores resultados, somos colocados a prova, e julgados. Sendo assim, não corte o sonho pela raiz, muitas vezes nossas criações são podadas antes mesmo de sair da cabeça. Lembre-se que pode estar sendo seu maior vilão.

Modele outras pessoas

Você deve conhecer muitas pessoas criativas, que superam muitos poréns e julgamentos. Como ela fez e continua fazendo? O que passa pela cabeça dela? Em que momento ela tem novas ideias? Que ambiente ela está inserida?

Analise essa pessoas – modelos de sucesso, e entenda o passo a passo de como ela faz, a estratégia. Nós modelamos desde pequeno, pense agora em uma criança, se outras crianças mais velhas ou adultos fazem alguma coisa, ela acredita que pode, e faz! Veja  documentários, biografias, faça treinamentos, entrevistas, tenha o máximo de contato possível com essa pessoa que você deseja modelar.

Perceba qual horário você trabalha melhor

Todos nós, no dia a dia, temos tempos diferentes para determinadas coisas. Entender o momento que você é mais operacional, ou que é mais analítico, ou criativo – é fazer o mapeamento de produtividade. Normalmente as pessoas são mais analíticas pela manhã, operacionais à tarde e criativas à noite, no entanto, cada um tem seu time então experimente-se.

Proporcione um ambiente favorável

Proporcione e organize um ambiente que nada nem ninguém possa atrapalhar, que você possa colocar todas as suas ideias para fora da cabeça, deixando de lado o seu julgamento, sua visão sobre realidade, apenas permita-se sonhar e colocar suas criações em atividade máxima, dissocie dos problemas!

Escreva suas Ideias

Tire da cabeça seus sonhos! Pensamento, sonhos, novas formas de ver a realidade estão fadadas a serem esquecidas, muito cuidado pois elas não são prioridades na nossa rotina, problemas ou resolução destes são prioridades. Sonhou, anote!

Permita-se! Wall Disney permitiu-se sonhar, e assim disse: “PENSE, ACREDITE, SONHE E ATREVA-SE!”

Acesse o nosso canal no YouTube e assista o vídeo sobre Como despertar a Criatividade, ou ouça o nosso Podcast no Spotify.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *