Errar é Humano, Ressignificar é Estratégico

Tempo de leitura: 3 minutos

Errar é Humano, Ressignificar é Estratégico

Errar é Humano, Ressignificar é estratégico

“É errando que se aprende”, com certeza você já ouviu essa expressão, ela diz muito mais que parece dizer. Quem conhece sobre Programação Neurolinguística sabe que temos dois processos estratégicos que trabalhamos quando há uma falha  seja grande, seja pequena, estamos falando sobre ressignificar e o sistema TOTS. Talvez não tenha percebido, quando erramos há uma grande chance de nos tornarmos pessoas melhores com mais sabedoria. Errar é humano, mas ressignificar é estratégico.

Quantas vezes você errou e se penalizou, se culpou e, quem sabe  até hoje sente essa dor? O erro faz parte do cotidiano do ser-humano e isso não significa que temos que errar sempre, ou que é preciso estar sempre em uma rota segura. O importante é perceber o que fez você errar, estar aberto a mudanças, escolher uma nova rota e começar a conquistar o que você tanto deseja.

Conheça a Mental Formula.

Tente outra vez. Será?

Muitas pessoas tem esse diálogo, “eu vou tentar”. A palavra tentar dá ensejo a aceitar errar e continuar errando, entrando em um looping quase que sem volta, como a procrastinação, por exemplo, continua pecando nas mesmas formas. Isso se chama reprodução de comportamento.

Aceitar os erros é olhar para dentro de si e reconhecer suas falhas, sem se rotular. Erre rápido para consertar rápido, ou seja, reconheça logo que errou, não fique achando odesculpas, não fique achando culpados, entenda que agora é a hora de mudar a sua forma de fazer.

Saia do Piloto Automático

Estamos programados para várias coisas, o cérebro não precisa pensar o tempo todo em como caminhar ou como falar, nós vamos programando esses sistemas, como um celular que atualiza aplicativos, e vamos sendo programados para trabalhar conforme nossas demandas.

Sair desse automatismo que nos condicionamos desde pequenos, podera ser eficaz para perceber o passo a passo e entender o que ajustar. Um ponto de atenção, quando estamos automatizados e queremos ajustar a rota rápido sem análise, acabamos não percebendo as falhas dentro do processo, com isso entra-se em um looping automático, e continuamos a repetir o mesmo erro.

Como Mudar a Rota e Ressignificar suas Falhas

  • Reconhecer a sua falha – Não fique arranjando desculpas, colocando a responsabilidade nos outros, reconheça que o erro foi seu e foque na sua melhoria.
  • Entenda o erro pontual – Desconecte a falha com sua personalidade,  seu erro foi na atividade ou decisão mal feita.
  • Foque na solução – Esqueça o problema e direcione para a solução. Nesse momento, trace novas estratégias para a resolução dessa situação, trabalhe na sua criatividade.
  • Atitude e… Ação – De nada adianta entender e reconhecer que errou, a ação é que fará a mudança.

A Programação Neurolinguística é estratégica, com ela você vai ter atitudes mais rápidas, uma retroalimentação segura e ações massivas para alcançar o seu resultado.

Conheça uma de nossas Formações, certamente trará clareza e te ajudará a ressignificar os seus erros e mudar a rota.

Acesse o nosso Canal no YouTube e assista o Vídeo sobre o Erros, ou o nosso Podcast no Spotify.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *