Como perder o medo de falar em público

Tempo de leitura: 5 minutos

Medo de falar em público

Como perder o medo de Falar em Público

Falar em público é algo que incrivelmente abala as nossas emoções, sabemos que é algo que impacta diretamente as emoções e o comportamento. Você já pensou em perder o medo de falar em público?

A questão aqui é confrontar esse medo e começar a se dar conta que tudo isso está na sua mente. Então, o primeiro passo para que você comece essa mudança de comportamento, acreditando que é possível falar em público, é acreditar no seu potencial.

Aqui, vamos trazer algumas técnicas e estratégias de Programação Neurolinguística, para que você possa começar a destravar o seu potencial.

Experiências

O que para você significa falar em público? Quais experiências você já teve sobre falar em público, positivas e negativas?  O entendimento de que uma vez, você falando muito bem, e principalmente, acreditando que é possível, o que você vai ganhar com isso? Quem você vai ser podendo destravar esse potencial, podendo qualificá-lo ainda mais para ajudar pessoas que querem escutar você? O que eu vou escutar de você quando você destravar esse potencial?

Reconhecendo o que, para você, significa falar em público e tendo o entendimento sobre suas dores, sobre o seu medo, reconhecidas, observe como o seu corpo se comporta quando esse sentimento está desperto, o que a sua mente começa a projetar.

O exercício é esse: coloque em um papel tudo o que ocorre com você e leia em voz alta, para que você mesmo possa escutar, buscando perceber e escutar o que seu corpo fala. Talvez, a representação que sua mente faz sobre falar em público possa estar distorcida da realidade, baseada em uma experiência anterior que para você virou uma paradigma.

Tenha esse mapeamento bem claro, é estratégico!

Fisiologia e Postura

Ponto chave na estrutura! A mudança pode ser estimulada pelo seu corpo, portanto, mudar a fisiologia, postura, respiração fará você mudar as percepções sobre o falar em público. Através disso, você tem a capacidade disparar sentimentos de confiança, coragem e motivação.

Comece pela sua respiração diafragmática, e mantenha-se posicionado com uma fisiologia confiante, ombros, cabeça, tronco, pernas firmes no chão, olhar confiante para o horizonte, mostrando gestos, micro expressões, que mostram que você tem certeza sobre o que está falando. Mostre atitude para que as pessoas possam comprar você!

Vender-se

Mostrar as suas percepções, sobre o que você entende que é importante, defender alguma bandeira ou, até mesmo, apresentar seus resultados. 

Falar em público, comunicar, expressar-se para uma ou mais pessoas é uma excelente forma de vender quem és, cative, sensibilize pessoas, assim além de conhecer toda a essência que você tem a passar, ainda comprarão você pelo que lutou e vivenciou.

Aprenda neste artigo, Como ser um Bom Vendedor em 5 passos.

Medo

Seu medo de falar em público pode estar ligado ao medo de ser julgado, a uma história de infância, à lembranças não tão boas que consequentemente atrapalham o seu presente por não terem sido trabalhadas, dissolvidas. Muitas pessoas tem inúmeras histórias sobre falar em público, qual a sua história?

Conheça algumas Técnicas de PNL para Vencer o Medo.

Como as pessoas te enxergam?

O que as pessoas pensam de você, o que as pessoas vêm falando sobre você? Muitas vezes, internalizamos pontos de vistas ruins, críticas desnecessárias, boicotes, rótulos e isso impacta nos nossos resultados, principalmente aqueles que você captou nas entrelinhas e que não ficou claro, tendo você feito uma leitura mental.

Nossa virada de chave é, acreditar nos elogios recebidos, validações sobre um bom trabalho, importar informações que irão fazer a diferença para sua performance. Reconheça o seu talento.

Modele

Um processo estratégico muito utilizado por grandes oradores é modelar pessoas que falam muito bem em público. A estratégia começa pela percepção atrelada aos seus 5 sentidos, quando captam o máximo de informações relevantes, aprendendo pela observação. Uma vez feito isso, o próximo passo é ensaiar você implementando essas habilidades aprendidas.

Os ensaios podem ser mentais e também ensaios colocando a “mão na massa”, simulando sua apresentação, como se estivesse vendo, ouvindo e sentindo o exato momento que irá apresentar-se.

Permita-se Errar

Errar é algo corriqueiro para oradores, agora entender seus erros e melhorá-los não são todos que assimilam bem. Experimente-se, deixe de lado autocritica, receio de julgamentos, seja lá quais foram seus “Serás”.

Somente tem o poder da evolução aquele que acredita que é possível e experimenta.

Acredite em Você!

A PNL pode ajudar você, existem inúmeras estratégias de PNL que auxiliarão você nessa jornada, aqui, trouxemos algumas pinceladas para que você possa implementar de vez dentro do seu dia a dia, mas saiba que existem muitas outras que farão você atingir a alta performance.

Procure uma das nossas Formações Internacionais de PNL ou nosso curso Influência e Persuasão e faça a diferença em sua forma de ver o mundo. 

Confira também o nosso vídeo no YouTube, ou Podcast no Spotify, ao final, trazemos uma técnica chamada ensaio mental, proporcionando uma viagem incrível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *